Morre em Niterói a primeira (e mais conhecida) Miss Brasil

Segundo um de seus três filhos, Martha foi vítima de insuficiência respiratória seguida de infarto

Postado em: - Atualizado em:

Martha Rocha

A mais conhecida Miss Brasil (e a vencedora do primeiro concurso do tipo no País), Martha Rocha, morreu  aos 87 anos no sábado (4), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de janeiro. O corpo da baiana nascida em Salvador foi enterrado neste domingo (5), no Cemitério no Santíssimo Sacramento.

A causa da morte, segundo o filho, foi insuficiência respiratória seguida de infarto. "A vida dela foi muito sofrida nos últimos anos, ela estava acamada há muito tempo e não conseguia andar. Morreu sem muito sofrimento. Ela já estava cansada. Rodeado de pessoas que cuidavam dela. Esses últimos meses a gente só se falava através de contatos telefônicos. Sinto falta da minha mãe, mas ela descansou", disse Álvaro.

Maria Martha Hacker Rocha foi eleita a primeira Miss Brasil em junho de 1954, em um concurso no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do RJ. No concurso de Miss Universo, no mesmo ano, ficou em segundo lugar, atrás da norte-americana Miriam Stevenson. Uma lenda dizia que ela só perdeu o título por "duas polegadas" do quadril, fato que ela mesmo desmentiu.

Martha Rocha teve dois filhos com o banqueiro português Álvaro Piano, que morreu em um desastre de avião. Aos 23 anos, de volta ao Brasil, se casou com Ronaldo Xavier de Lima e teve outra filha, a artista plástica Claudia Xavier de Lima.


Artigos Relacionados