Encontrar um nome de rua em Franca está cada vez mais difícil e estressante

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de novembro de 2015 às 10:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Loteamentos deveriam ser entregues com placas de ruas e não servir para politicagem de vereadores

Ironia e irritação: há nomes demais para placas de menos, identificando as ruas da cidade (Foto Arquivo)

Você já se irritou ao ficar rodando e rodando, tentando saber em qual rua você está e como fará para encontrar a casa de um amigo ou de um parente? 

Sinta-se menos frustrado: como você, milhares de pessoas padecem com a falta desta informação básica.

Mesmo em tempo de GPS nos celulares e carros, a falta de placas públicas indicativas de ruas causa transtorno a motoristas e pedestres que desejam encontrar um endereço. 

Pior ainda se esta procura for à noite. As ruas sem placas indicativas se aliam à falta de uma iluminação pública decente, salvo raríssimas exceções. 

O problema não é só em Franca que tem, segundo o IBGE, uma densidade demográfica (população por habitante) de 526 pessoas por km quadrado. 

Em praticamente todas as cidades a falta desta informação básica é recorrente e não se vê, por parte dos administradores, nenhuma preocupação em mudar este estado de coisas. 

Nem mesmo projetos que permitem a colocação de publicidade estática nas placas com nomes de rua deram os resultados esperados. 

Em síntese: há nomes de mais (dados por vereadores) para placas de menos identificando as vias públicas. 

Até mesmo profissionais de prestação de serviços, atendimento médico, policial e carteiros sofrem com o problema (Foto Arquivo)

E hoje, em Franca, há um fenômeno até engraçado, não fosse irritante: alguns bairros periféricos são até melhor sinalizados que os mais antigos. 

A colocação de placas, principalmente nas esquinas, prática que deveria ser corriqueira, se transformou numa “economia” absurda para a Prefeitura e uma tremenda dor de cabeça para quem precisar encontrar uma rua, um endereço. 

O problema é simples: se não se encontra a rua, não se encontra o endereço. A solução também parece ser comezinha: os loteamentos já deveriam ser entregues com placas indicativas de ruas e não servir para politicagem barata de vereadores.

Aliás, ruas com nome é o que não falta. O que falta mesmo é o emplacamento destas vias já nominadas. 

De outra parte quanto ao mal que já está ai, espera-se que um dia Franca tenha um prefeito com visão necessariamente simplista (no caso) de que facilitar a vida do cidadão também é obrigação básica do gestor público. 


+ Cidades