Minas Gerais registra índice de 97% de comprovação da vacinação contra aftosa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de julho de 2016 às 08:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Resultados da etapa foram considerados satisfatórios pelo Instituto Mineiro de Agropecuária

Minas Gerais registrou em maio deste ano,  durante a primeira etapa anual de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, a imunização de 22.740.991 animais, o equivalente a 97,49% do seu plantel. 

 Este percentual é ligeiramente superior ao registrado na etapa de maio do ano passado, quando o estado contabilizou a vacinação de 96,8% do rebanho. 

Os resultados da etapa de maio foram considerados satisfatórios pelo diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, Marcílio de Sousa Magalhães, com o argumento de que eles refletem o grau de conscientização e o compromisso dos produtores rurais  de Minas com a vacinação de seus rebanhos. 

Marcílio Magalhães lembra que Minas está há 20 anos sem registro de focos de febre aftosa e ressalta que uma das condições para o estado garantir o status de área livre com vacinação é o cumprimento do calendário oficial de vacinação contra a doença. 

Essas condições estão contempladas no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que emprega as definições técnicas e científicas estabelecidas por órgãos e instituições internacionais dos quais o Brasil é membro signatário, em especial a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

“Essa é uma condição importante para o abastecimento dos mercados mineiro e brasileiro com os produtos da bovinocultura. Além disso, contribui para o desenvolvimento econômico e  social do estado” ponderou Magalhães, lembrando que o status de área livre de aftosa com vacinação é importante também para as vendas internacionais.  

Em 2015 o estado exportou cerca de 100 mil toneladas de carne bovina, com receita equivalente a quase US$ 400 milhões, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). 

Indicadores importantes

O diretor-geral do IMA argumenta que além de viabilizar as exportações de carne bovina, manter o rebanho mineiro livre de febre aftosa é importante também para a  produção de leite.  

Minas possui o segundo maior rebanho de bovinos do Brasil, com cerca de 23,7 milhões de animais, e ocupa a liderança nacional na produção de leite, com aproximadamente 9,3 bilhões de litros/ano.

“A imunização dos rebanhos contra a febre aftosa é fundamental para mantermos esses indicadores”, diz. 

A vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa é obrigatória e deve ser  realizada duas vezes por ano nas etapas de vacinação. 

Além da etapa de maio, quando devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos, independente da idade, em novembro devem ser imunizados aqueles com até dois anos de idade. 

Minas Pecuária

O secretário de  Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, também considerou positivos os resultados da vacinação em maio, desempenho que, argumenta, contribui para a competitividade dos produtos da bovinocultura mineira tanto no mercado interno como externo. 

O dirigente lembra que, nesse sentido,  está em andamento o Programa Minas Pecuária, iniciativa da Seapa, com ações voltadas justamente para a valorização da cadeia produtiva da bovinocultura de Minas.


+ Agronegócios