Milho faz bem ao coração e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e outras

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de janeiro de 2017 às 15:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Confira todos os benefícios do grão e duas receitas à base de milho que o Jornal da Franca traz para você

Ele é protagonista de diversas receitas típicas da época de São João e conquistou a todos com o seu sabor delicioso e mil e um modos de preparo. O milho é assim, a cara do Brasil. Além de super gostoso, o grão tem diversos benefícios. 

Ele é considerado um dos alimentos mais nutritivos que existe, pois contém praticamente todos os aminoácidos. Ele também é um dos mais conhecidos, utilizado seja para consumo humano ou para produção de ração animal. Não é a toa que seu nome indígena significa “sustento a vida”. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no entanto, no Brasil, apenas 5% do total produzido é destinado ao nosso consumo – pode ser encontrado na forma de mingau, creme, bolo, pipoca e, até mesmo, nas opções mais simples, como as saladas.

Quando está na forma de grãos secos, é considerado um cereal. Já quando está fresco, o milho é reconhecido um legume. Por conta dessa versatilidade é que podemos fazer diversos pratos com o alimento, sendo alguns considerados ícones da culinária brasileira, como o curau, a pamonha ou a canjica. Além disso, o alimento também pode ser encontrado no fubá, em sua própria farinha e em subprodutos, como óleos, xaropes e, até mesmo, bebidas.

Além de fibras, possui proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, fósforo, cálcio e celulose. É também uma boa fonte de carboidratos, ou seja, de energia, e é utilizado para fazer pães. O alimento não contém a proteína glúten, portanto pode ser utilizado por pacientes celíacos. Em função da boa quantidade de fibras, favorece uma melhora da função intestinal. Por ser uma opção de baixo índice glicêmico, é um bom alimento para pacientes portadores de diabetes tipo 1 ou 2.

De acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, um dos principais benefícios do grão são suas fibras, “No processo de industrialização ele não perde a casca, o que mantém as fibras do alimento auxiliando no funcionamento intestinal. As fibras presentes no milho também colaboram com o controle glicêmico, pois estão envolvidas na redução do colesterol ruim, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Considerado cereal quando seus grãos são secos e legume, quando fresco, o milho mesmo quando utilizado na produção dos doces juninos não perde seus nutrientes, “Em geral as vitaminas podem sofrer alterações quando expostas ao calor, porém a maior parte dos nutrientes do milho é mantida”, diz a profissional.

A melhor parte é que não engorda, “Uma espiga tem em média 80 calorias, portanto o milho embora possua bom potencial energético, por ser fonte de carboidratos, não é tão calórico. Mas, deve ser consumido com moderação quando junto com outros alimentos, como a manteiga, ou em preparações com molhos e cremes”, explica Cintya Bassi.

Gostou? Que tal experimentar estas duas receitas? Confira:

Bolo de Milho

Ingredientes:
1 lata de milho verde
3 ovos
1 lata de fubá
1 pacote de queijo ralado tipo parmessão
1 lata (a mesma lata do milho) de açúcar
1 lata de leite
1 colherde sopa de fermento
1/2 lata de óleo

Como fazer
Bata no liquidificador durante dois minutos o açúcar, os ovos, o milho verde, o fubá, o leite, o óleo e queijo ralado.
Em seguida, adicione o fermento em pó.
Mexa com uma colher e coloque para assar por 40 minutos em forno médio.
Rende: 10 porções

Creme de Milho

Ingredientes:
1 lata de milho 1 xícara e 1 colher de sopa de manteiga
1/2 de chá de leite
1 tablete de caldo de legumes
1 cebola média ralada
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Como fazer:
Bata o milho e o leite no liquidificador e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga, junte a cebola e refogue um pouco. Adicione a farinha de trigo e mexa rapidamente.
Deixe dourar. Misture o milho batido com o leite e o caldo. Mexa até o dissolver completamente e cozinhe por cerca de 10 minutos, até que o creme engrosse.
Acrescente o creme de leite, mexa um pouco e desligue.
Rende: 4 porções