Miguelópolis, cidade tida como “a terra do tucunaré”, fica na região

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de dezembro de 2017 às 06:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Situada na divisa com Minas Gerais, município tem praia artificial e se destaca como destino turístico

A cidade nasceu do povoado de São Miguel de Arcanjo, seu padroeiro. Como já existia outra cidade com este nome, o povoado então passou a se chamar Miguelópolis. Miguel vem do padroeiro e polis significa cidade em grego.

Com 73 anos, o município, que fica a 100 quilômetros de Franca e muito frequentado por francanos, é conhecido pelo clima agradável e potencial turístico, sendo famoso também pela pesca de tucunarés e por sua praia própria, a Prainha.

Miguelópolis faz divisa com Minas Gerais e tem um rio límpido. O Rio Grande fica a 2 km do centro, e nas margens é possível avistar ranchos que contrastam com os barcos que partem para a pesca e o movimento dos jet-skis.

Pelas ruas da cidade é possível ver uma curiosidade que encanta, o vai e vem das bicicletas. Vários quiosques com mesas nas calçadas também são comuns, e o bate-papo rola ao ar livre, típico do interior.

A cidade tem seu potencial turístico e é reconhecida em todo o Estado. A Prainha de Miguelópolis, como é conhecida, tem espaço de sobra para receber banhistas e a água do Rio Grande é uma das mais cristalinas da região.

Além da estrutura montada para receber os turistas, também possui um clima com temperatura média de 32ºC. Tudo isso estimula os banhistas, que encontram no balneário uma verdadeira praia de água doce.

A cidade também se dedica ao turismo de pesca. E, claro, o peixe mais procurado para comer ou pescar é o tucunaré, que tem carne saborosa e pouco espinho. Normalmente, para chegar a Miguelópolis, que conta com boas pousadas e hotéis, os francanos fazem o caminho por Jeriquara e Ituverava até chegar ao destino.


+ Cotidiano