Metropolitana de Ribeirão Preto com 34 cidades será criada hoje por Alckmin

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de junho de 2016 às 06:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com 34 municípios RMRP “leva” algumas cidades da região administrativa de Franca

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assina, na manhã desta segunda-feira (6), durante solenidade às 10h30 no Palácio dos Bandeirantes, o projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). 

Deputados da região, prefeitos e vereadores dos 34 municípios que formarão a RMRP devem participar do evento. 

A assinatura do projeto foi confirmada pelo governador, na última sexta-feira, durante a abertura da terceira edição do Agenda Ribeirão. “Não é uma pomada maravilha, que cura tudo, mas faz a diferença porque pensa em conjunto”, ressaltou Alckmin.

O governador exemplificou que com a instituição da RMRP acaba a ligação interurbana entre as 34 cidades, que somam 1,6 milhão de habitantes. 

O governador destacou também que a maioria das regiões metropolitanas do Estado foca a segurança pública com instalação de câmeras nas vias de acesso aos municípios e que nestas localidades os crimes de roubo e furto de veículos despencaram.

Ainda de acordo com o tucano, junto com a RMRP, o projeto prevê a criação do Conselho Metropolitano e do Fundo Metropolitano. 

Após a assinatura, o projeto de lei será enviado à Assembleia Legislativa onde deve ocorre lobby por parte dos deputados locais para acelerar a aprovação da matéria, que, posteriormente, precisa ser sancionada pelo governador.

A RMRP será composta por 34 municípios: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral. (As cidades destacadas integram o COMAM). 

RMRP em números

Com população estimada de 1,6 milhão de habitantes (3,7% do Estado e 0,81% do país), segundo dados de 2014 do IBGE, a Região Metropolitana de Ribeirão Preto deverá ocupar um território de 14,8 mil km² (5,96% do Estado e 0,17% do país). 

O Produto Interno Bruto (PIB) da futura RM também será expressivo, atingindo R$ 48,38 bilhões, de acordo com dados de 2013. Esse valor representa 2,93% do PIB do Estado e 0,94% do PIB brasileiro. 

No território denominado Macrometrópole Paulista (MMP), com população de 32,6 milhões de pessoas (82,41% do Estado e 26,44% do país), encontram-se as regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba e as aglomerações urbanas de Jundiaí e Piracicaba, todas já institucionalizadas.


+ Urbanismo