Mesmo de forma precária, Canil Gatil Municipal de Franca abre suas portas

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de março de 2018 às 01:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Unidade instalada no City Petrópolis começa a funcionar esta semana com atendimento por etapas

Mesmo que em caráter precário, o Canil Gatil Municipal construído pela Prefeitura no bairro City Petrópolis está entrando em operação essa semana, com a transferência de boa parte do mobiliário da Sala de Proteção Animal, de parte dos profissionais responsáveis pela avaliação prévia dos animais que chegarem para serem recolhidos e a equipe da empresa contratada. Os veículos equipados com a carreta com capacidade para o transporte de até 3 animais de grande porte, além dos acessórios para captura e gaiolas para os animais de pequeno porte, já se encontram no local que está sendo vigiado e monitorado 24 h.

 O diretor da Vigilância Sanitária, Nelson Elias Salomão, voltou a repetir que o início dos atendimentos será feito por etapas, na medida que as solicitações chegarem na Vigilância, por enquanto pelo telefone 3711-9448. Ele esclareceu que todo tipo de animal de grande porte (bovinos e equinos), soltos por ruas, praças e avenidas, estarão sujeitos a serem recolhidos e além da multa (valor de 6 Unidades Fiscais do Município, correspondente este ano a R$ 347,82), além de uma taxa diária de estadia de uma Unidade Fiscal do Município, algo em torno de R$ 58,00.

As instalações que oficialmente somente foram entregues na última terça-feira, 27, dependem de pequenas adequações que poderão ser feitas com o equipamento em funcionamento. Grande parte do mobiliário está distribuído nos diversos ambientes, com destaque para a Sala de Proteção Animal e atendimento ao público, onde estão também construídos os pequenos canis com cobertura, bebedouros e separação com tela.

Os representantes da empresa vencedora do Chamamento Público, da cidade de Mairinque, Mateus Carvalho e a esposa Paola Limonta Nascimento Carvalho, especialistas em comportamento e adrestramento básico e avançado de animais, estão sendo os responsáveis pelos preparativos iniciais, com o suporte do veterinário municipal Derik Vergara. Foram construídos os ambientes apropriados para exames prévios dos animais, cuja avaliação inicial ocorre no instante da captura e depois é repetido antes que eles sejam colocados no Canil.

Como utilizar os serviços

Por força de legislação estadual, a Prefeitura fica impedida de pegar animais soltos das ruas, classificados como comunitários. O Canil Gatil é destinado para aqueles animais de pequeno porte acidentados ou doentes, que carecem de cuidados especiais. O acionamento para captura será feito pela Vigilância Sanitária. Os animais de grande porte serão recolhidos quando estiverem em espaços públicos na malha urbana, representando perigo.

Também nos espaços destinados aos cães e gatos capturados e tratados, será possível conseguir doações. Será criado um serviço de modo que as pessoas possam acompanhar as espécies disponíveis, visita-los e adotá-los. Nas próximas horas deve estar à disposição outro telefone para reclamações e solicitações:  o 3703-9389.


+ Cotidiano