Mesmo com chuvas, nível do Lago de Furnas segue baixo no Sul de MG

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de novembro de 2018 às 12:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nível está próximo dos 15%. Apesar de número mais alto comparado a 2017

A chuva das últimas semanas no Sul de Minas não foi suficiente para aumentar o nível do Lago de Furnas. Segundo o operador nacional do sistema elétrico, o lago está com 15,07% da capacidade total.

Em Areado, às margens da BR-491 a situação é de seca. Em trechos antes cobertos de água, agora é possível caminhar pela grama que cresceu. A paisagem se repete na maioria das cidades banhadas pelas águas de Furnas.

Em janeiro de 2018, o volume estava ainda mais baixo, de 11,64%. Com chuvas, no mês de maio o nível chegou próximo aos 30%. Desde então, no entanto, o nível registrou apenas quedas.

Nível do Lago de Furnas está em 15,07% — Foto: Erlei Peixoto/EPTV

Mesmo com a situação crítica, o volume de novembro de 2018 está acima do registrado no mesmo período do ano passado, quando era de 9,67%. Se comparado com o mesmo período de 2016, o número estava próximo aos 50%.

O turismo é um dos setores que mais sente o impacto da queda do nível do lago. Na falta de atividades como pesca e navegação, os hotéis perdem turistas e sentem a redução na taxa de ocupação, principalmente em feriados prolongados e férias.

A previsão do tempo para o fim da semana ainda é de chuva para o Sul de Minas. A expectativa é que as chuvas fortes ajudem a melhorar a situação.


+ Tempo