MÊS DOS PROFESSORES …

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de outubro de 2016 às 17:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

E ainda falando sobre PROFESSORES DE MÚSICA …

Leopold Mozart – o pai do grande gênio Wolfgang Amadeus, começou a lhe dar aulas assim que ele se sentou ao cravo depois da aula da irmã e começou a repetir o que a irmã tinha acabado de tocar … A partir deste dia o pai então começou a lhe dar aulas de cravo, e quando completou 7 anos ganhou um violino. Seu pai era severo e exigia que ele estudasse 10 horas por dia.

O pai de Beethoven quis imitar Leopold e também começou a exigir do filho uma perfeição e mentia para a sociedade sobre a idade de Ludwig, queria que o filho fosse um prodígio como Mozart. O pai de Ludwig van Beethoven era alcoólatra e chegava de madrugada, tirava o menino da cama para estudar violino e não permitia que o garoto fizesse alguma composição.

O pai de Clara Schumann, sr. Wieck exigia tantas horas de estudo da filha pretendendo que ela atingisse a perfeição na interpretação e na técnica.

O pai de Brahms , que tocava contrabaixo , já não queria que o filho seguisse a profissão de músico temendo que ele passasse fome.

Professores…

Há que se separar EXIGÊNCIA de BRAVEZA !

QUALIDADE de EXTREMISMO

A QUALIDADE prima pelo melhor!

Se o professor quer sempre oferecer o melhor, ele faz com que o aluno também ofereça o seu melhor para seu desenvolvimento!

É um tremendo descaso quando professores ‘ desistem ‘ de ensinar e apenas oferecem alguns conceitos musicais , não buscando a essência do aluno.

Buscar a essência exige esforço de ambas as partes! Dedicação, envolvimento nos estudos, debruçar sobre a música com amor e inteireza!

Os grandes só foram grandes porque também tiveram grandes mestres muitas vezes seus próprios pais!

Buscar a excelência não é ser bravo, nem exigente em demasia.

É ter respeito pelo outro! É confiar em sua capacidade!

É lhe dar a oportunidade do mergulho em si mesmo e sair da superficialidade !

Avante MESTRES!

PAI DE WOLFGANG AMADEUS MOZART 

FRIEDRICH WIECK – PAI DE CLARA SCHUMANN

JOHANN VAN BEETHOVEN – PAI DE LUDWIG VAN BEETHOVEN 

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero