MÊS DE LISZT – PNEUMONIA GRAVE

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 2 de agosto de 2020 às 03:07
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“ Em 5 de Julho às 19h30, Liszt chega à Estação de Trem de Luxemburgo com o trem Trier, redefine para Arlon por volta de 21 h e chega ao Castelo Colpach em 6 de Julho por volta das 14 h, então de propriedade do pintor Mihály, amigo de Liszt e sua esposa Cécile. Ele passou os dias seguintes no Munkácsys, onde também estava presente o cardeal Haynald e seu aluno Stafenhagen a quem Liszt ditou numerosas cartas sem perceber que estas seriam as últimas.

Em 19 de Julho, ele dirigiu de Colpach a Luxemburgo e assistiu a um concerto no Salão de Baile do Cassino `a noite. Ele se sente doente e tosse de pé, mas como prometeu a Munkácsy senta-se ao piano de cauda após programa oficial e toca  Liebstraum, melodias polonesas de Glanes de Woronice e seus 6 Soirèe de Vienne.

Provavelmente foi a última vez que o grande pianista tocou as teclas de um piano, mas não se pode descartar que ele tocou novamente no piano de cauda em sua acomodação durante os dez dias seguintes em Bayreuth.

Em 20 de Julho, depois de assistir à missa, ele reside em Baureuth, onde chega na tarde de 21 de Julho, já muito febril. Ele mora na casa da Whanfriestrasse 9 ( Hoje Museu Liszt).

A condição de Liszt piora dia após dia, mas nos dias 23 e 25 de Julho ele assiste às apresentações de Parsifal e Tristão. Nos arquivos provisórios, ele se arrasta até a balaustrada do camarote para aplaudir. Em 28 de Julho, o Dr Fleischer , diganosticou pneumonia grave.

A partir de então, Cosima dormiu na antesala e passou o dia inteiro na cama do pai em 31 de Julho. Liszt geme alto até as dez e meia da noite, então sua respiração fica instável. Após duas injeções de gelo na área do coração, a parte superior do corpo se eleva várias vezes, e finalmente a mão cai fracamente. Já passou da meia noite quando seu coração para de bater.”Ernst Burger

Assim nos deixou o grande gênio do piano, Franz Liszt.

Pneumonia Grave.

Em tempos de COVID 19, recordo tristemente a morte do Grande Homem, Compositor ímpar, e o melhor pianista de todos os tempos.

Mas também é gratificante saber que LISZT VIVE.

Suas composições atravessaram os tempos e estão até hoje nos acariciando os ouvidos. 

Salve o grande Mestre! Obrigada Franz Liszt! Sua obra ainda não foi descoberta, tão vasta e profunda, mas seguimos décadas a descobri-la e curar nossas almas! Vivo entre nós!

Deixo alguns links das composições citadas no texto de Ernst Burger .

 


+ zero