Mês de junho registrou queda nos preços de itens do ‘sacolão’ em Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de julho de 2020 às 02:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tomate e cenoura caem 17% e puxam queda dos preços junto das bebidas alcóolicas

Os consumidores francanos sentiram no bolso a queda no preço de alguns produtos no supermercado no último mês de junho. 

Levantamento sobre Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE em junho aponta uma inflação menor que registrada em maio, 0,67% contra 0,94%. 

Entre os itens que mais tiveram queda nos preços estão os hortifrutigranjeiros (-1,90%) e bebidas alcoólicas (-3,07%).

A pesquisa mostra que junho trouxe queda de -1,9% na média dos produtos de hortifrúti. As frutas caíram -0,7% puxadas pela redução da laranja (-1,3%) e maçã (-3,8%). 

Porém, a maior responsável pela queda na hora de fazer o ‘sacolão’ foi registrada nos legumes, que caíram -8,8%. Os principais itens foram o tomate e cenoura (ambos em -17%). 

A explicação para a queda no preço do tomate é a maturação mais rápida da lavoura devido às altas temperaturas, por consequência, aumentando a oferta. 

Com um aumento de 9% nas exportações no primeiro semestre de 2020, e 28% somente em junho, os frigoríficos voltaram a exportar mais. 

Aliado a alta cotação do dólar e abertura do mercado pós-covid, já é possível notar impacto no valor dos bovinos e os suínos. As aves seguem isentas. 

Ainda assim, se considerarmos apenas os preços de 2020, os bovinos tiveram queda acumulada de -4,5%, suínos -1,9% e aves -4,3%. 

“Como medida para fugir do aumento de preço, o consumidor deve praticar a substituição. Os aumentos fogem do controle do supermercadista se originando no campo, indústria e frigoríficos”. 

“A APAS segue aconselhando seus associados a não aumentarem a margem de lucro em um momento tão sensível como esse”, explica o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos. 

A APAS separou algumas proteínas e cortes que registraram deflação em junho e podem auxiliar o consumidor na hora da pesquisa de preço da popular ‘mistura’. 

Entre os destaques estão os ovos, que desde o aumento da carne bovina em dezembro vêm ganhando mais protagonismo no prato dos brasileiros.

Entre os 10 itens que mais tiveram quedas no acumulado de 2020, cinco são cortes bovinos. 

E se por conta do isolamento social, o happy hour vem acontecendo em casa, a boa notícia para o trabalhador é a queda no preço da cerveja (-4,1%).


+ Economia