Mês da Consciência Negra: diversas atividades marcam comemoração em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de novembro de 2017 às 11:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Oficinas, palestras, apresentações musicais e de dança, podem ser vistas gratuitamente até início de dezembro

Exibição do documentário Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil é uma das atrações da programação do mês

O Comdecon – Conselho Municipal da Consciência Negra – realiza neste mês de novembro, diversas ações comemorativas e de conscientização sobre o fortalecimento e inserção plena dos negros na sociedade e contra o preconceito. A programação teve início no dia 1º de novembro e segue até 2 de dezembro. Abaixo, seguem informações sobre datas, horários, locais e as respectivas atividades do Mês da Consciência Negra, cuja data comemorativa é o dia 20 de novembro.

Mês da Consciência Negra: “Resistimos como Mandela”

Em 20 de novembro, o país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida por marcar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta contra a escravidão.

Nelson Mandela (1918-2013) foi presidente da África do Sul. Foi o líder do movimento contra o Apartheid – legislação que segregava os negros no país. Condenado em 1964 à prisão perpetua, foi libertado em 1990, depois de grande pressão internacional, tornando-se um dos maiores símbolos de luta e resistência dos tempos modernos.

09/11 – QUINTA-FEIRA

 

“ABAYOMI”


A oficina de Abayomi é uma atividade de sensibilização que concede o fortalecimento da autoestima e o reconhecimento da identidade afro-brasileira, por meio de um resgate histórico que nos revela a presença dos nossos ancestrais.

Horário: 14h – Local: IJEPAM

“FEMINISMO PRETO E PERIFÉRICO”

Mesa de debate: Vamos conversar sobre feminismo preto e periférico.

Horário: 19h – Local: Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento

10/11 – SEXTA-FEIRA –  “RESGATANDO HISTÓRIAS DE NOSSAS HEROÍNAS”

Pela valorização da nossa história e de nossas heroínas e pelo resgate da nossa ancestralidade.
Horário: 9h – Local: Escola Lydia Rocha Alves

05/11 – DOMINGO – MARCHA DO AXÉ

Marcha de integrantes das religiões de matriz afro-brasileira, pelo respeito e tolerância a todas as formas de religião e de religiosidade.

Concentração em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento
Horário: 16h – Local: Concha Acústica (Pr. Nossa Senhora da Conceição)

05/11 – DOMINGO – MARCHA DO ORGULHO CRESPO

Movimento de valorização do cabelo crespo e da estética afro-brasileira, fortalecendo a identidade a autoestima a representatividade e o protagonismo da comunidade negra

08/11 – QUARTA-FEIRA – PALESTRA “UBUNTU – FILOSOFIA BANTU”

Abre para as ancestralidades que se amalgamando tradicionalmente insistem em manter seus rituais, costumes, manejos e usos das conexões: humanos e natureza, elementos e suas essencialidades: a força vital, integrando nossas matrizes de formação do povo brasileiro na contemporaneidade de um tempo global, situando a mulher negra na arte e no encontro de culturas, favorecendo saúde em si e na comunidade (sou o que somos).

Facilitador: Ângela Maria Pimenta

Horário:19h30 – 21h – Local: Casada Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento

08/11 – QUARTA-FEIRA


“O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA EM DEBATE: ONDE ESTÃO AS MULHERES NEGRAS?”
A lei 10.639/2003 e seus aportes teóricos e legislativos modificaram a maneira com que os Livros Didáticos são pensados e construídos, em busca de romper com padrões racistas que serviram como base da construção cultural brasileira. Assim, aprofundando a discussão, trago o foco para as mulheres negras, para pensar em como estão sendo apresentadas estas representações através de imagens e textos. E também como professores podem lidar com a ausência de imagens ou a presença de imagens inadequadas nos livros didáticos.
Horário: 19h30 às 22h00 – Local: UNESP Franca

10/11 – SEXTA-FEIRA

CINE COMDECON: MENINO 23 – INFÂNCIAS PERDIDAS NO BRASIL

Em 1998, o historiador Sydney Aguilar ensinava sobre nazismo alemão para uma turma de ensino médio quando uma aluna mencionou que havia centenas de tijolos na fazenda de sua família estampados com a suástica, o símbolo nazista. Esta informação despertou a curiosidade de Sidney e desencadeou sua pesquisa. Pouco a pouco, o filme mostra como o historiador avançou com a sua investigação, revelando que, além de fatos, ele também descobriu vítimas.
Horário: 18h00 às 22h00 – Local: CEU – Parque Vicente Leporace I (Avenida Dr, Abrahão Brickman)

12/11 – DOMINGO


PROJETO 016 O ENCONTRO – 1ª EDIÇÃO

  • DJ Betão Abreu abrindo a festa a partir das 13h
  • Preto Cria -14h30
  • Emissários do Gueto – 15h30
  • Exposição do documentário, “Sim, é Possível”, em homenagem ao Mês da Consciência Negra – 16:30
  • Arsenal Sonoro – 17h
  • P. I A Sigla – 18h
  • Encerramento com a banda Free Bird Reggae das 19h às 20h.

Local: Praça Carlos Pacheco – Centro

13/11 – SEGUNDA-FEIRA

RODA DE CONVERSA “MULHERES NEGRAS – ARTE E CULTURA, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA”

Reunião de lideranças, artistas, cidadãos e cidadãs, jovens, integrando esse tema Cultura na sua extensão inter, multi e transdisciplinar, amalgamando Arte e Saúde, Afro e Indígena, congregando cada um no todo, formando redes de conversações que se integram para dissolver atos de discriminação racial ou de cor.

Horário: 19h às 21h – Local: Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento

15/11 – QUARTA-FEIRA

RODA DE CONVERSA ” A JUSTIÇA E VOCÊ: DISCRIMINAÇÃO E O PRECONCEITO RACIAL”

A discriminação e o preconceito racial, embora sejam considerados crimes, ainda são práticas recorrentes na sociedade brasileira, na roda de conversa “A Justiça e Você: discriminação e o preconceito racial” recomendaremos praticas assertivas de como se portar diante de crimes, através de orientações.

Facilitador: José Lourenço

Horário: 19h – Local: Casada Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento

16/11 – QUINTA-FEIRA

Arte e Cultura Afro Brasileira – 1976 Movimento Black Rio

O Movimento Black Rio marca o início da globalização de movimentos sociais e empoderamento da comunidade negra, não só no Brasil, mas negros de todos mundo balançaram seus cabelos black, em 1976 em grandes bailes ao som de James Brow, e outras figuras icônicas que surgiram inspirados pelo mesmo sentimento, de ligação com a Mãe África.

Facilitador: Leontter Reche

Horário: 19h – Local: Casada Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento

17/11 – SEXTA-FEIRA

HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE FRANCA

A solenidade reunirá personalidades que se destacam e representam a força e a importância dos negros na comunidade francana. A implantação do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do município se deu com a Lei 6.730, de 2006.

Horário: 19h – Local: Câmara Municipal de Franca

OFICINA “CABOCLADA AFROINDÍGENA AMALGAMANDO BRASIS – ARTE, CULTURA, SAÚDE”


Oficina que integra as linguagens artísticas e materiais diversos ligando o Outro Ser (Caboclo, Xamã), Os 4 Elementos (Caboclos, Orixás), Warã – lugar no centro da aldeia Xavante (organização) e o Ubuntu (por todo mundo) e finalmente o Amálgama Brasis com o “cuidar” sustentável da igualdade Ser e Ter no encontro.

Horário: 9h30 – Local: Centro Pop

Horário: das 14h30 às 18h – Local: Casa da Cultura e do Artista Francano

18/11 – SÁBADO

FEIRA DE AFRO EMPREENDEDORES, KILOMBO DAS QUITANDEIRAS E APRESENTAÇOES ARTÍSTICAS

O dia estará recheado de atividades e apresentações culturais afro-brasileiras, incluindo uma brinquedoteca da diversidade, Kitanda Erê e apresentações artísticas, Sarau Protesto, discotecagem e shows de artistas francanos e convidados. Teatro Pôr do Sol.
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição (CONCHA ACÚSTICA)

“EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA DE TODOS OS LÍDERES. AFROS- BRASILEIROS”

Diretamente da IPEAFRO Rio de Janeiro (Instituto de Abdias do Nascimento) Exposição de ativistas Afro-brasileiros através de cartum, mostrando momentos históricos que marcou a vida desses ativistas em suas trajetórias. Palestra laboratorial com as crianças e pais através da arte com os Adinkras africanos, uma forma de resolver o seu passado com os problemas do presente, vamos fazer desenhos de Adinkras através dessas reflexões.

Horário: 11h – Local: Praça Nossa Senhora da Conceição

19/11 – DOMINGO


ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DA TRUE SCHOOL CREW E FEIRA DE AFRO EMPREENDEDORES KILOMBO DAS QUITANDEIRAS

A True School Crew é um grupo de indivíduos que possuem atuação em todos os elementos da Cultura Hip Hop e que preza por difundir conhecimentos e ações a ela relacionados. Formada em 1997, na cidade de Franca/SP, a crew possui este nome por ser guiada pelos ideais fundamentais da Cultura Hip Hop em seu formato original (como nas BlockParties e Park Jams que passaram a ocorrer desde 1973 no Bronx – NY).Considerando que a Cultura Hip Hop é um TODO servido de uma infinidade de elementos, o grupo busca desenvolver ações ligadas não apenas ao Breaking, mas também ao Graffiti, Emceeing, DJing, Beatboxing e às danças urbanas em geral (Popping, Locking e Social Dances).Hoje é considerado o grupo mais velho em atividade na cidade de Franca , além de ter um reconhecimento a nível mundial dentro da Cultura Hip Hop.

Horário: 12h as 20h – Local: Praça Dr. Claudio Borges (antiga Castelo Branco) Bairro Santa Cruz

“ENCONTRO PRECIOSO” – ENCONTRO DA FAMÍLIA AFRO

Roda de bate papo, brincadeiras, oficinas e muita diversão entre as famílias afrodescendentes.
Brinquedoteca da diversidade e Kitanda Erê.

Horário: 12h às 20h – Local: Praça Dr. Claudio Borges (antiga Castelo Branco), Bairro Santa Cruz

“EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA DE TODOS OS LÍDERES AFRO-BRASILEIROS”

Diretamente da IPEAFRO Rio de Janeiro (Instituto de Abdias do Nascimento) Exposição de ativistas Afro- brasileiros através de cartum, mostrando momentos históricos que marcou a vida desses ativistas em suas trajetórias.Palestra laboratorial com as crianças e pais através da arte com os Adinkras africanos, uma forma de resolver o seu passado com os problemas do presente, vamos fazer desenhos de Adinkras através dessas reflexões.

Horário: 11h00 – Local: Praça Dr. Claudio Borges (antiga Castelo Branco), Bairro Santa Cruz

20/11 – SEGUNDA-FEIRA

ATIVIDADES ARTÍSTICAS E FEIRA DE AFRO EMPREENDEDORES KILOMBO DAS QUITANDEIRAS

O dia estará recheado de atividades e apresentações culturais afro-brasileiras, incluindo uma brinquedoteca da diversidade, Kitanda Erê e apresentações artísticas, discotecagem e shows de artistas francanos e convidados, apresentação da peça Caminho de Palmares (Centro Pop), lançamento do Zine Poemas Escolhidos de Carlos de Assumpção, edição realizada pelo Grupo Artefato de Jovens Intelectuais Francanos.

Local: Praça Sabino Loureiro (Terminal de Ônibus da Estação)

MÁSCARAS AFRICANAS E CULTURA POPULAR AFRO

As máscaras africanas são um dos principais objetos de arte na cultura africana. Elas identificam grupos, guetos, comunidades e segmentos religiosos. O encontro é destinado para todas as idades com o intuito de oferecer aos participantes a descoberta da beleza da arte das máscaras africanas

Horário: 10h – Local: Praça Sabino Loureiro (Terminal de Ônibus da Estação)

23/11 – QUINTA-FEIRA


“DAS QUITANDEIRAS AO EMPREENDEDORISMO PRETO”

A mesa será composta por artesãs e produtoras de eventos que discutirão o mercado e suas produções independentes.

Facilitadora: Tuanny Miller  – Mesa composta por: Eveline e Eliara

Horário: 19h – Local: IPRA – Escola Estadual Orlik Luz

24/11 – SEXTA-FEIRA –  “VEM PRA RODA” – Grupo Cangoma

Batucada em uma grande roda de ritmos brasileiros: jongo, samba de coco, batuque de umbigada, cacuriá, ciranda e maracatu.

Local: Praça Carlos Pacheco – Centro, em frente à Casa da Cultura – Horário: 20h

25/11 – SÁBADO


OFICINA DE DANÇA AFRO

Horário: 09h – Local: Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento

ENSAIO POÉTICO ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA


O ensaio poético é um encontro para socialização é um momento de expressar suas próprias poesias ou de autores de sua admiração. Neste ensaio daremos a visibilidade a literatura afro-brasileira, escrita por negros que combatem o racismo, preconceito e que através da literatura utilizam desta ferramenta como fio condutor ao autoconhecimento e de resgate da nossa história. Pela valorização dos nossos autores Afro-Brasileiros e pela celebração ao 20 de novembro serão permitidas poesias de autores negros.

Horário: 19h – Local: Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento

26/11 – DOMINGO – ENCONTRO DE FOLIA DE REIS E CONGADA CATITO E TININHO.

Horário: 17h – Local: Paróquia São Benedito, Rua Carlos de Vilhena, 3070, Vila Formosa (Boa Vista)

28/11 – TERÇA-FEIRA – ANIVERSÁRIO DE FRANCA


FEIRA DE AFRO EMPREENDEDORES KILOMBO DAS QUITANDEIRAS

Local: Parque de Exposições Fernando Costa – EXPOAGRO – Horário: 20h

30/11 – QUINTA-FEIRA


“CHEIKH ANTA DIOP E A CONTRIBUIÇÃO DOS AFRICANOS AO DESENVOLVIMENTO HUMANO

UNIVERSAL.”

Tendo como base as pesquisas do senegalês Cheikh Anta Diop com a teoria, segundo a qual os antigos egípcios apresentavam os mesmos traços físicos que os africanos negros de hoje (cor da pele, aspecto do cabelo, do nariz e dos lábios). Sua interpretação de dados de ordem antropológica, como o papel do matriarcado, e de ordem arqueológica levaram-no a concluir que a cultura egípcia é uma cultura negra. Essa teoria é norte para o estudo do processo histórico de contribuição da população africana não só nas bases culturais, mas também para o conhecimento cientifico e tecnológico mundial. Tal compreensão está associada à questões fundamentais das relações étnico raciais e da própria auto-estima da população negra. Desta maneira, um sistema educacional necessita fornecer aos seus estudantes conhecimento do seu próprio povo, não negando os empreendimentos dos povos negros para o seu desenvolvimento universal.
Palestrante: Deivison Mendes Faustino.

Horário: 19h30 às 22h00 – Local: UNESP Franca

01/12 – SEXTA-FEIRA


PAPOEIRA E CURSO EDUCACIONAL

Papoeira voltado a educadores e roda de recepção. Curso de Capoeira educacional com professores e educadores.

Local: Concha Acústica (Pr. Nossa senhora da Conceição) – Horário: 10h

02/12 – SÁBADO

Manhã: Curso de capoeira educacional com professores e educadores que trabalham com escolas do Ensino Fundamental I.

Final da tarde: Roda Só os Camaradas – fechamento do evento com participação de todos envolvidos.
Local: Concha Acústica (Pr. Nossa senhora da Conceição) – Horário: 10h

Todas as atividades são abertas e gratuitas a toda população francana


+ Cultura