Mercado de TV paga apresenta recuo de 3,39% nos últimos 12 meses

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de setembro de 2018 às 21:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:59
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Na comparação de julho de 2018 e o mesmo mês do ano passado houve uma redução de 625 mil contratos

O mercado de TV paga
no Brasil apresentou um recuo de 3,39% nos últimos 12 meses. De acordo com os
números divulgados na última quarta-feira, 05 de setembro, pela Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel), na comparação de julho de 2018 e o mesmo
mês do ano passado houve uma redução de 625 mil contratos, registrando 17,83
milhões de assinaturas no mês passado. Na comparação com junho de 2018, a
diminuição foi de 91 mil contratos, uma redução de 0,51%.

Segundo a Anatel, a maioria dos assinantes de TV por assinatura
no país recebe a programação dos canais por satélite. A tecnologia responde por
54,53% dos contratos, registrando 9,72 milhões de assinantes. Em seguida vem o
cabo, que registrou 42,18% da base de assinantes, com 7,52 milhões de clientes,
e em terceiro lugar vem a fibra ótica, que responde por 585 mil acessos e 3,28%
da base de assinantes.

Ao contrário das demais tecnologias, a fibra ótica apresentou
crescimento na participação nos últimos 12 meses, com mais 241 mil contratos,
um aumento de 69,82%. O mesmo acontece na comparação entre julho de 2018 e o
mês anterior, mais 16 mil assinantes por fibra, crescimento de 2,78%.

As regiões Sul e Sudeste concentram os maiores mercados de TV
por assinatura. O estado de São Paulo ocupa a primeira posição, com 37,51% da
base de assinantes e 6,69 milhões de contratos. Em seguida vem o Rio de
Janeiro, com 2,41 milhões clientes e 13,52% da participação. Minas Gerais ocupa
a terceira posição com 1,56 milhão de assinantes e 8,76% do mercado; o Rio
Grande do Sul vem em seguida com 7% do mercado e 1,25 milhão de assinantes, e o
Paraná é o quinto com 830 mil assinantes e 4,65% de participação no mercado.

Nos últimos 12 meses, os maiores crescimentos da TV por
assinatura foram registrados nas regiões Norte e Nordeste. Nesse período, o
Ceará apresentou um aumento de 4,37%, adicionando mais 16 mil assinaturas de TV
paga. Depois vem o Piauí, com mais 3 mil assinantes, um crescimento de 3,74%;
seguido do Amazonas, com mais 10 mil, crescimento de 3,44%, e o Pará, que somou
mais 9 mil e apresentou crescimento de 2,74%.

Entre as empresas, a Claro ocupa a primeira posição. Em julho,
com 8,92 milhões de contratos, a empresa respondeu por metade do mercado de TV
por Assinatura no país, com uma base de 50,04% contratos. A Sky vem em segundo
lugar com 5,20 milhões de contratos e 29,19% da fatia de mercado, a Vivo vem
depois com 9,06% de participação e 1,62 milhão de assinantes.

A Oi ocupa a quarta colocação com 1,57 milhão de assinantes e
8,78% do mercado. A empresa foi quem mais aumentou a base de assinantes no
período de 12 meses, com mais 135 mil assinaturas, um crescimento de 9,44%. Os
grupos Algar Telecom, Cabo e NossaTV detinham juntos 1% do mercado.


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