Com 13º salário, férias e festas de final de ano, mendicância cresce 30%

  • Entre linhas
  • Publicado em 30 de dezembro de 2015 às 19:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Municipalidade cria ações para conter avanço da prática em Franca e para isso solicita apoio da população

Com festas de final de ano, recebimento de 13º salário e férias, número de pedintes chega a crescer 30% em Franca (Foto: JJN)

É só chegarem as festas de final de ano e as férias – quando todos trabalhadores já receberam as duas parcelas de 13º salário -, quando Franca vive dias atípicos, com grande movimentação nas áreas centrais, lojas, agências bancárias e principais avenidas para perceber uma situação: o aumento significativo de mendigos pedindo esmolas. Se não bastasse encontra-los parados, os francanos vivem uma nova realidade: a abordagem pelos mesmos quando param nos semáforos espalhados pelas avenidas da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Ação Social, atualmente existem cerca de 200 moradores de rua cadastrados, que de alguma forma são atendidos em Franca pelo Centro POP e Abrigo Provisório. No entanto, desde o início de dezembro esse número está até 30% maior, com a chegada de pedintes de diversas regiões do país, especialmente Paraná e Nordeste, além de Minas Gerais. Esse aumento é definido como normal para esta época do ano, considerada sazonal para a emigração de pessoas vindas de outros estados em busca de esmolas. “Aqueles que não têm familiares em Franca recebem acolhida no Abrigo Provisório, com alimentação, orientação para regularização de documentos e quando se interessam, até para trabalho. O mesmo ocorre no Centro POP”, explica a secretária municipal de Ação Social, Gislaine Alves Liporoni Peres.

As áreas críticas são as do Centro de Franca, principalmente nas proximidades das agências bancárias e lojas, além das Praças João Mendes, Bandeiras e cruzamentos de avenidas com maior fluxo de veículos.

Para tentar contornar a situação, a Municipalidade através do sistema “Busca Ativa” realiza intervenções diárias com abordagens e condução – quando aceitam ir, já que a legislação impede que se leve à força – ao Abrigo Provisório ou Centro POP, para entrevistas sociais e apoio às necessidades básicas.

Nesse trabalho da “Busca Ativa”, uma perua com agentes de assistência quando necessário, têm o apoio da Guarda Civil e o trabalho é intensificado no fim de ano, especialmente nas região preferidas por eles, saídas de igrejas e locais de maior aglomeração e centros de compra.

A municipalidade orienta ainda que qualquer pessoa pode encaminhar os pedintes e moradores de rua para atendimento nos serviços de CRAS e CREAS do município, que estão localizados no Jardim Dermínio, região Oeste; Parque Vicente Leporace, região Norte; Jardim Brasilândia, região Leste; Jardim Aeroporto I, região Sul e rua Floriano Peixoto, região central, além do CREAS (Centro Especializado, para pessoas mais vulneráveis), à Rua General Carneiro, entre as Ruas Estevão Leão Bourroul e Floriano Peixoto

AÇÕES DA MUNICIPALIDADE

Uma prática comum em Franca é a mendicância nas principais ruas e avenidas, enquanto os motoristas param no semáforo (Foto: JJN)

Mas como o problema da mendicância em Franca não é de hoje e só se agrava com o passar dos anos, a Secretaria Municipal de Ação Social iniciou em 2013, o reordenamento da política municipal para atendimento às pessoas em situação de rua (aquelas que têm a rua como local de moradia), implantando as ações de Abordagem Social, o Centro POP e a reorganização do Abrigo para pessoas adultas e suas famílias (Abrigo Provisório). Posteriormente, nos anos de 2014/2015, o município aderiu ao programa nacional ‘Crack é Possível Vencer” que possui ações específicas para essa população e implantou o “Consultório na Rua”. Para 2016 está prevista a continuidade dessas ações e a implementação de outras que venham qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido.

Em casos de apoio, as solicitações devem ser feitas na Guarda Civil Municipal, pelo telefone 3724-1033, que funciona 24h, inclusive feriados e fins de semana.


+ Cotidiano