Médicos alertam: hospitais de Franca não têm UTIs suficientes para Covid-19

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de junho de 2020 às 15:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

E a situação mais grave que os médicos apontaram é a falta de leitos de UTIs nos hospitais de Franca.

Os médicos Homero Rosa Júnior e Adriano Moura que integram o Comitê de Enfrentamento ao Coronavirus de Franca participaram na manhã desta terça-feira (30) de uma sabatina sobre os trabalhos realizados. 

Eles deixaram claro que o Comitê age tecnicamente para enfrentar o vírus da Covid 19, mas não é responsável pela administração e manuseio de verbas públicas. 

E a situação mais grave que os médicos apontaram é a falta de leitos de UTIs nos hospitais de Franca.

É necessário e urgente a mobilização política (prefeito e vereadores), pressão junto à DRS-8 (Diretoria Regional de Saúde) e envolvimento das chamadas forças vivas (Acif, Sindifranca, CDLF Franca, APAE, Santa Casa, dentre outros). 

Sem essa mobilização o governo do Estado poderá fragilizar a situação da região no avanço das fases vermelha, laranja, amarela e verde em termos de flexibilização.

Os vereadores ficaram sensibilizados com a situação e devem pressionar a Prefeitura para buscar a criação de leitos de UTI, já que os leitos de enfermaria poderão ser desativados em sua metade. 

Segundo os médicos, muitos pacientes diagnosticados com Covid 19 estão passando por atendimento e liberados para recuperação em casa. 

Na última semana, 3 asilos foram fechados para controle da doença. “Os asilos são pontos estratégicos de risco enorme e o Comitê precisou agir rapidamente para o controle do vírus.

RISCO 

Homero Junior explicou que o uso de máscara tem um controle quase que total sobre o vírus. É importante que cada cidadão respeite ele próprio e o seu semelhante, usando máscaras e saindo de casa se for estritamente necessário.


+ Saúde