Médico aponta os principais desafios que a gestante pode enfrentar no verão

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 08:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desidratação é um dos pontos que merecem atenção durante a estação mais quente do ano

As altas temperaturas do verão servem de alerta para as gestantes. Com o calor, algumas medidas simples podem garantir o bem-estar e evitar danos ao organismo das grávidas. O ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, defensor dos conceitos de Parto Humanizado e presidente do Instituto Michel Odent, aponta os principais desafios que a futura mamãe pode enfrentar no verão.

“O inchaço pode ser sentido durante toda a gravidez. Como o calor tende a dilatar ainda mais os vasos sanguíneos, a futura mamãe deve procurar alternativas para aliviar a sensação. Entre as alternativas, a drenagem linfática e o consumo de alimentos diuréticos”, esclarece.

Para as gestantes que não abrem mão de aproveitar a praia, é necessário cuidado com a exposição solar: o filtro solar deve ser passado de duas em duas horas para garantir um rosto sem manchas. Outra dica importante é trocar a calcinha do biquíni no mesmo período, para evitar infecções vaginais.

Guimarães explica ainda que a desidratação é um dos pontos que merecem atenção durante o verão, “a mãe pode manter uma garrafinha com água sempre em mãos. É muito importante se manter hidratada durante todo o dia e evitar dores de cabeça e tonturas causadas pela desidratação”, finaliza.

Alberto Guimarães

Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o médico atualmente encabeça a difusão do “Parto Sem Medo”, novo modelo de assistência à parturiente que realça o parto natural como um evento de máxima feminilidade, onde a mulher e o bebê devem ser os protagonistas. Atuou no cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo e na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.