Medicina da Unifran e Franca Basquete juntos em campanha

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de novembro de 2015 às 16:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento pautado no Novembro Azul acontecerá durante o jogo de quinta-feira, 05, contra o Flamengo

As entidades de Franca estão mesmo aderindo à campanha do Novembro Azul. Nesta quinta-feira, 05 de novembro, o Franca Basquete, juntamente com o curso de Medicina da Unifran, fará um evento de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. As ações acontecerão durante o jogo contra o Flamengo, no Ginásio Pedrocão, que terá início às 20 horas.

Mais de 60 estudantes e 10 professores de medicina estarão na partida para falar com os torcedores francanos e explicar sobre a importância dos cuidados masculinos com a saúde e principalmente da prevenção do câncer de próstata.

“Nosso principal objetivo com a campanha é orientar o público masculino da importância de procurar um urologista aos 45 anos, em caso de câncer na família, ou aos 50 anos, independentemente disso”, afirmou Cristiane Pedro, uma das idealizadoras da iniciativa.

Também serão distribuídos panfletos informativos e bótons decorativos para os presentes. Como forma de mostrar seu apoio à causa, os jogadores francanos entrarão em quadra com uma faixa sobre o Novembro Azul.

NOVEMBRO AZUL

A campanha teve início em 2012 e, desde então, tem levado informação e conscientização sobre o câncer de próstata para todo o país.

No ano passado, foram mais de 60 mil pessoas impactadas por meio das mais de 2.200 ações realizadas em todo o Brasil, como palestras, iluminação azul durante o mês de novembro em vários pontos turísticos brasileiros, intervenções populares, participação de celebridades em apoio à campanha, e até mesmo a realização de uma sessão solene no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, onde foram debatidos temas de interesse público em relação ao câncer de próstata e saúde do homem.

O câncer de próstata é uma doença extremamente perigosa, principalmente por não aparecer com sintomas claros, tornando a sua identificação bastante complicada quando não são feitos os exames médicos. Além disso, a doença possui números alarmantes: de 68 mil novos casos que são descobertos ao ano no Brasil, quase 14 mil acabam em morte. 

Caso a doença seja detectada com antecedência, as chances de cura aumentam em 90%. No entanto, há ainda um vilão nesta batalha: cerca de 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização de exames preventivos. 

A função da campanha Novembro Azul é conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em favor da vida, buscando levar informação e conscientização a todos em prol da saúde masculina. 


+ Saúde