Medicamento com poucos efeitos colaterais é a aposta contra insônia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de novembro de 2019 às 03:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Diferente dos outros remédios dessa classe, não há prejuízo físico ou cognitivo durante sua ação no organismo

Um estudo japonês testou a eficácia de um remédio chamado Suvorexant, que tem sido considerado a arma mais potente e segura contra a insônia. 

A pílula para dormir, que já havia sido testada anteriormente e aprovada em alguns países, demonstrou ter pouquíssimos efeitos colaterais.

Diferentemente dos outros medicamentos dessa classe, o Suvorexant não prejudica o paciente física ou cognitivamente enquanto está agindo no organismo. Ele apenas inibe o sistema de estado de vigília, sem afetar outras áreas do cérebro, de acordo com os cientistas.

Outros fármacos usados no tratamento dos insones geram preocupação porque podem prejudicar a capacidade normal de respostas a estímulos inesperados durante o sono. 

Isso poderia representar um problema sério em situações urgentes em que é necessário que a pessoa desperte no meio da noite. “Uma droga que atue especificamente nos receptores cerebrais envolvidos na vigília, e não no cérebro inteiro, poderia evitar isso”, explica Jaehoon Seol, um dos autores do estudo.

Teste em voluntários

Para testar a eficácia do medicamento, os cientistas trabalharam com 30 voluntários saudáveis ​​do sexo masculino, que foram divididos em três grupos. O primeiro foi tratado com Suvorexant, o segundo testou Brotizolam e o terceiro tomou placebo.

As pílulas eram tomadas 15 minutos antes dos voluntários irem dormir e, após 90 minutos de sono, eles eram despertados. Testes de função física e cognitiva foram realizados antes de serem medicados, após o despertar forçado e na manhã seguinte.

No resultado dos testes, os cientistas observaram que o Suvorexant causou menos prejuízos no equilíbrio corporal ao acordar em comparação com o Brotizolam, por exemplo.

Além disso, de acordo com pesquisadores, o Suvorexant foi tão eficaz quanto o Brotizolam no tratamento da insônia, com efeitos comparáveis ​​na duração e eficiência do sono. 


+ Saúde