MEC reabre prazo para estudantes pagarem Enem 2020: Veja quando termina

Cerca de 300 mil inscritos ainda devem efetuar o pagamento para confirmar sua participação no Enem 2020

Postado em: em Educação

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira, 02 de junho, que os participantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e ainda não efetuaram o pagamento terão mais prazo para pagar a taxa de inscrição.

O tempo para pagar o exame tinha se encerrado na última quinta-feira, 28 de maio, um dia após o término do período de inscrições. 

Mas muitos alunos ficaram sem pagar o Enem por causa desse curto período disponível e temiam perder a prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), cerca de 300 mil inscritos ainda devem efetuar o pagamento para confirmar sua participação no Enem 2020. Mais de 5,7 milhões de inscrições estão confirmadas.

Agora, será necessário acessar a Página do Participante a partir desta quarta-feira, 03 de junho, segundo detalhou o MEC, e gerar novo boleto, que vence em 10 de junho. “Os boletos gerados anteriormente perderam a validade e deverão ser descartados”, informou o Inep.

Em nota, o MEC destacou que a iniciativa “é mais uma decisão do Governo Federal diante do cenário de pandemia do coronavírus”. “O Inep mantém seu compromisso para que nenhum participante do Enem 2020 seja prejudicado”, prosseguiu.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, com as escolas fechadas e grande parte dos alunos dependendo de aulas on-line, o MEC tinha prorrogado, depois de muita pressão, apenas o prazo para que os candidatos se registrassem e a data da prova.

O período para pagar o Enem 2020, contudo, não tinha sido alterado até esta terça-feira. O tempo se encerrou na última quinta-feira, 28, apenas um dia após o fim do período de inscrições.

O curto período fez com que vários estudantes deixassem de pagar o Enem deste ano e, com isso, ficassem expostos a perder as provas. O MEC ainda não tinha se posicionado sobre o assunto, e, até decisão em contrário, quem não quitou o boleto estava fora do exame.

Agora, com a informação divulgada na manhã desta terça-feira, 02, pelo Ministério da Educação, logo após a publicação da reportagem do Metrópoles, os estudantes terão até o próximo dia 10 de junho para pagar o Enem deste ano.

*Metrópoles



Artigos Relacionados