McDonald’s Brasil antecipa o cumprimento de metas globais de nutrição infantil

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de junho de 2019 às 00:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

País é um dos 15 mercados da rede que fizeram os ajustes previstos no compromisso

O McDonald’s Brasil anunciou que é um dos 15 mercados do sistema McDonald’s que cumpriu com todas as metas estabelecidas para o McLanche Feliz no acordo global com a organização internacional sem fins lucrativos Alliance for a Healthier Generation (Aliança para uma Geração mais Saudável, em tradução livre) dois anos antes do prazo estipulado entre as partes.

A informação é parte do relatório divulgado pela consultoria Keybridge, que desde 2013 mede o progresso dos mercados envolvidos na iniciativa para ampliar cardápios infantis com frutas, verduras, água e laticínios com baixo teor de gordura.

Para alcançar as metas previstas no acordo, o McDonald’s e a Alliance for Healthier Generation tem trabalhado em parceria para viabilizar o cumprimento dos compromissos. “Estamos fazendo um progresso importante para promover escolhas mais equilibradas para famílias no Brasil”, diz Rozália del Gáudio, Diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s na América Latina e Caribe. “Esse trabalho mede e demonstra o impacto positivo que estamos tendo quando construímos um McDonald’s melhor e usamos nossa escala para o bem”.

“Todos nós temos um papel importante quando se trata da mudança dos sistemas e ambientes que afetam a saúde das crianças”, afirma Kathy Higgins, diretora executiva da Alliance for a Healthier Generation. “Esses resultados mostram como a escala e influência das empresas, unidas à expertise das organizações nacionais de saúde pública podem ser uma estratégia para uma mudança transformadora”.

Os compromissos de 2013 do McDonald’s não são o fim da evolução do cardápio. Em 2018, a empresa intensificou seus esforços com a Healthier Generation e expandiu seu compromisso com as famílias, incluindo um conjunto de cinco novas metas para o McLanche Feliz, a serem alcançadas até o final de 2022, e que incluem: oferecer refeições nutritivas, simplificar os ingredientes (retirando corantes, conservantes e sabores artificiais), ser transparente nas informações nutricionais, vender com responsabilidade e praticar marketing responsável.

Em respeito ao acordo, no ano passado, o McDonald’s Brasil deu mais um passo na evolução de seu menu e divulgou mudanças importantes em um de seus produtos mais icônicos, o McLanche Feliz. Desde novembro, todas as combinações desse produto somam até 600 calorias – o que equivale a menos de um terço da recomendação de ingestão diária proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para crianças de 6 a 10 anos. Com esses ajustes, a marca alcançou as metas do acordo dois anos antes do prazo.  

As práticas no Brasil*

Os combos propostos pela rede no país têm:

  • até 47% menos calorias
  • menos de 650 mg de sódio
  • eliminação de até 71% das gorduras totais
  • menos de 10% das calorias provenientes de açúcar adicionado

*Comparativo entre os combos disponíveis no menu do McLanche Feliz de 2013 e os disponíveis em 2019

Números globais

  • O McDonald’s já serviu mais de 6,4 bilhões de McLanche Feliz com frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura desde setembro de 2013, nos 20 principais mercados onde atua. 
  • A rede também aumentou muito a variedade de opções servidas no McLanche Feliz. Em 2018, foram oferecidas o total de 161 opções de frutas, vegetais, laticínios e água nos 20 principais mercados. Os dados incluem as opções brasileiras, como tomatinho, sucos 100% fruta, purê de maçã e Danoninho. 
  • Desde setembro de 2013, mais de 200 milhões de clientes escolheram uma opção de salada, frutas ou vegetais em substituição às batatas fritas.

+ Saúde