Marinha abre Delegacia Fluvial em Furnas, no Sul de MG, com 34 militares

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 17:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerimônia de inauguração aconteceu nesta quinta-feira (23). Unidade deve ampliar fiscalização de embarcações.

​A Delegacia Fluvial de Furnas foi inaugurada na quinta-feira (23), em São José da Barra (MG). A unidade representa a Marinha do Brasil na região no Lago de Furnas, no Sul de Minas, e deve contar com 34 militares, entre oficiais e praças.

A delegacia pretende ampliar a fiscalização das embarcações no lago. O trabalho já começou no dia 26 de dezembro, com a chegada do delegado da Marinha Fábio Bambace. Antes, a função era executada pela Capitania Fluvial de Minas Gerais.

Com a inauguração, a unidade conta com equipes que terão postos fixos do trabalho que inclui fiscalização de documentos de embarcações, habilitação de condutores, conservação do material usado como salva-vidas e respeito às regras de navegação.

A sede fica às margens do lago e tem quatro prédios administrativos, com aproximadamente 4 mil metros quadrados. 

A estrutura tem área administrativa, sala de atendimento ao público, salas de ensino profissional marítimo, garagem de embarcações e viaturas terrestres, além de alojamentos.

No local, também serão feitos serviços como capacitação de condutores de embarcações, regularização de habilitações e registros. A delegacia ainda depende de uma vistoria para integrar o sistema nacional.

A cerimônia de inauguração teve a presença do Comandante do 1º Distrito Naval, o Vice-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha. 

Estavam previstas as presenças do Almirante de Esquadra Leonardo Puntel e do Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant. 

No entanto, por conta do clima, não foi autorizado o voo que viria que Belo Horizonte.


+ Desenvolvimento