Março Amarelo: Saiba o que é a endometriose e a importância do tratamento

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de março de 2019 às 22:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento médico que acontecerá de 20 a 23 de março em Ribeirão Preto (SP) trará módulo especial sobre a doença

Março Amarelo é como é conhecido o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose, doença que atinge cerca de 7 a 10 milhões de brasileiras e que pode afetar a fertilidade.

Mas o que é a endometriose? Para entender melhor, é preciso lembrar que todos os meses o corpo da mulher se prepara para uma possível fecundação. Para que ocorra uma gravidez, o tecido que envolve o útero, chamado de endométrio, é estimulado pelos hormônios para se tornar mais espesso e, assim, preparar a área para abrigar o bebê. Porém, quando não há formação de embrião, essa camada do útero descama e é eliminada por meio da menstruação. “Em cerca de 10% das mulheres, uma parte do endométrio não segue o fluxo normal e acaba retornando pelas trompas, se instalando na cavidade abdominal e de lá podendo se espalhar para outros locais. Isso é a endometriose”, explica o médico ginecologista Luiz Alberto Ferriani, diretor clínico do Sinhá Hospital Materno Infantil.

Entre os sintomas mais comuns da endometriose estão cólicas menstruais fortes e até mesmo dor durante as relações sexuais. “O diagnóstico tardio é um agravante que não deve ser ignorado, já que essa é uma doença que pode levar à infertilidade. Por isso, é importante que a mulher informe o ginecologista quando perceber que as cólicas estão mais fortes e frequentes”, comenta o médico.

O tema é tão importante que será discutido em um módulo exclusivo durante a 28ª Jornada Sinhá de Ginecologia e Obstetrícia, um dos maiores eventos médicos do Brasil que ocorrerá de 20 a 23 de março, em Ribeirão Preto (SP). Na Jornada, especialistas abordarão tópicos como “Recursos de imagem para o diagnóstico”, “Na mulher com dor e sem desejo de gravidez”, “Na mulher infértil” e “Adenomiose”.

Para Ferriani, que também é o presidente do evento, temas como a endometriose e também outros como a Síndrome de Ovários Policísticos, que também será debatido na Jornada, são assuntos em constante evolução e que precisam ser abordados na atualização de médicos e outros profissionais da saúde.

A 28ª Jornada Sinhá, organizada pelo Sinhá Hospital Materno Infantil, será no Centro de Convenções Ribeirão Preto. Mais informações estão disponíveis no site www.sinhajornada.com.br.