MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de março de 2018 às 09:30
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“O RAGTIME”


O ragtime, assim como o blues, tem origem na cultura musical afroamericana dos Estados Unidos a partir do século XIX. Nesse gênero, a influência musical ocidental é bastante acentuada. O ragtime bebeu na fonte da música de salão, tal e qual a valsa, a polca e a marcha. A contribuição africana está mais associada ao ritmo. O próprio nome, “ragtime”, é a forma abreviada de “ragged time”, que quer dizer “tempo destruído”.

Viveu seu auge entre o início do século XX e a Primeira Guerra Mundial(1914-1918). Era originalmente música do povo, dos trabalhadores que construíam as ferrovias no interior dos Estados Unidos. Ao final do trabalho, eles se reuniam à noite em bares, onde pianistas, a maioria afroamericanos, se apresentavam.

A primeira partitura de ragtime, “Harlem Rag”, de autoria de Tom Turpin, que viveu entre 1873 e 1922, apareceu em 1897. A partir daí, o ragtime ganhou forma mais fixa. Os primeiros pianistas que cultivaram o gênero já se permitiam abusar das improvisações, conferindo-lhe características mais criativas.

Depois do auge no início do século XX, o ragtime tradicional perdeu a importância. Ao cabo de algum tempo,tendo sido incorporado pelo jazz, deixou de ser tocado em sua forma original.

Esse esquecimento durou até o início dos anos 70, quando dois eventos provocaram seu redescobrimento. Primeiro, novas partituras voltaram a ser publicadas, a partir de registrosem discos e em rolos, já que muitas anotações da época haviam se perdido.

Para o grande público, o que revitalizou o gênero foi o filme “Golpe de Mestre”, em 1973, com Paul Newman e Robert Redford, cuja trilha sonora era composta por ragtimes de Scott Joplin, como “The Entertainer”, que se tornou conhecida em todo o mundo.

No link, a partir do Youtube, uma execução de “The Entertainer”.

Fontes : Compositores, gêneros e instrumentos – 1980

Fotos : Liga Entretenimento/Divulgação

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – Franca, SP : sábado e domingo às 10h; 2ª Feira às 20h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : Sexta 22h, Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails:[email protected]/[email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.


+ zero