MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2018 às 12:20
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“TRISTEZA”


Abriu-se um enorme vazio na música brasileira. Em pleno sábado de carnaval, 10 de fevereiro último, faleceu no Rio de Janeiro um dos mais consagrados compositores de samba. Nilton de Souza foi o autor de “Tristeza”, um dos maiores sucessos dos últimos anos, tendo sido contemplado com mais de 586 gravações aqui e pelo mundo afora, segundo o Dicionário Cravo Albin. Quem é que não cantarola “Tristeza, por favor vai embora…” ? O samba foi criado em 1963 em parceria com Haroldo Lobo mas só viria a “estourar” nas rádios e na boca do povo em 1966, através de uma gravação de Ari Cordovil, tornando-se a música mais cantada no carnaval daquele ano. E o sucesso foi tão marcante que Nilton de Souza acabou virando NILTINHO TRISTEZA.

Segundo o próprio cantor e compositor, a canção nasceu após um porre, conseqüência de uma desilusão amorosa. E entre as tantas e tantas interpretações que ganhou, uma das mais conhecidas é a versão de Jair Rodrigues. Mas na lista entram outra gravação de Jair, ao lado de Elis Regina, Elizeth Cardoso, Toquinho & Vinícius de Moraes, Wilson Simonal, Orquestra Paul Mauriat, Sérgio Mendes, Oscar Peterson, Astrud Gilberto…Bem, são mais de 586, não ? Então, a lista não caberia aqui, por certo.

Em 1971 compôs o samba-enredo “Barra de Ouro, Barra de Rio, Barra de Saia”, com Zé Catimba, para a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. Para o Bloco de Samba Cacique de Ramos escreveu no mesmo ano, com João Nogueira, “Chinelo Novo”, gravada pelo próprio João e também por Emílio Santiago.

Em 1989 Niltinho compôs para a Imperatriz, juntamente com Preto Jóia, Vicentino e Jurandir, o samba colocaria a Escola em 1º lugar no grupo 1ºlugar no desfile daquele ano: “Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós”.

Ao todo, Tristeza tem mais de 150 músicas gravadas.

Pois bem, a lacuna deixada por sua morte é consideravelmente grande.

“…Quero voltar aquela vida de alegria/ Quero de novo…cantar !”

“TÁCIO FIGUEIREDO : TALENTO NO PALCO E NA SALA”


Coisa boa, quando a gente vê gente que veio depois da gente e vira gente grande (ufa!) no ofício que abraça e se propõe a seguir vida afora.

É o exemplo de um cara que tenho no maior conceito, tanto profissional como pessoal: Tácio Figueiredo.

Um dia, há algum tempinho, fui convidado pra ver dois meninos que iriam se apresentar num restaurante bem freqüentado na noite de Franca e confesso que torci o nariz pensando logo se tratar de mais uma dupla de aventureiros entusiasmados com a possibilidade de fazer sucesso, começando na noite apoiados pelas famílias. Fui. As famílias estavam em peso! E quebrei a cara ! Eram dois moleques “arretados” ! Não muito tempo depois, estavam brilhando. Cada um no seu segmento, é verdade, mas brilhando muito, e tenho a alegria de tê-los no meu rol de amigos. Pois bem, os meninos eram Diego e Tácio Figueiredo. E é justamente a este que quero reverenciar aqui, pela competência e dedicação, nos palcos da vida e junto a seus discípulos em sala de aula.

Tácio é daqueles caras que marcam pela sua forma de passar aos companheiros de jornadas musicais seus conhecimentos e maneira de enxergar a realidade da vida. Coisa que faz também com seus alunos. Exigente e simples ao mesmo tempo, sempre se aprimora em diversos gêneros musicais, rompendo barreiras e repassando aos que dele se acercam o resultado de sua aplicação.

Após atuar junto a grandes nomes da música de nossa região, hoje está a todo vapor desenvolvendo projetos que envolvem duas bandas. Uma delas é a “WALK”, formada há algum tempo e que, após uma pausa iniciada em 2016, volta com muito gás, como dizemos no meio musical, “pra estrada”, com shows recheados do mais puro classic rock, focando, principalmente, trabalho autoral, visando o lançamento do seu primeiro álbum. O grupo é composto por Tácio Figueiredo(guitarra), Rafael Reis(vocal), Rodrigo Malta(baixo) e Glênio Salerno(ex- Edinho Santa Cruz, bateria).

O outro projeto envolve , além do próprio Tácio, o também guitarrista e vocalista Joaquim Neto, o baixista e vocalista Tiago Vioto e o baterista Anderson “Homim” Garcia, estes últimos, conhecidos por sua participação na banda “The Wanteds”. Trata-se da banda “BEAT BROTHERS”, cuja proposta é levar ao público a “nata” do som dos Beatles e os clássicos do rock de todos os tempos.

E Tácio não para. Seu envolvimento com a educação musical é grande. Há anos dedica-se com afinco a seus alunos de guitarra e violão, não fazendo distinção entre instrumentistas avançados ou principiantes no que diz respeito a passar ensinamentos. Muitas “cobras” do violão e da guitarra já passaram por suas mão e cito, com muito orgulho e agradecimento, meu filho Zûk Chagas, integrante da “Fita Crepe”, como exemplo de “crias” do Tácio. E todos os que passaram por suas mãos têm sempre para com ele uma enorme gratidão e admiração.

E, já que estamos despertando interesses, anotem aí: [email protected] pro seu contato. Com toda a certeza, o lado professor de Tácio Figueiredo será uma enorme chave pros seus conhecimentos musicais, em se tratando da execução da guitarra e/ou violão.

Falei! Tácio Figueiredo, músico, educador e gente, como a gente gosta de conhecer e ter sempre do lado, vida afora!

“CANDEEIRO PIZZA BAR”

Chegou ao fim na quinta-feira que antecedeu o Carnaval nossa temporada no Candeeiro Pizza Bar.

Queremos aqui agradecer ao grande amigo Marcílio Garcetti, proprietário da casa, pela confiança em nosso trabalho musical e, de maneira muito especial, a todas as pessoas que nos prestigiaram, comparecendo e nos levando seu incentivo e carinho.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : Sexta 22h, Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails:[email protected]/[email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.


+ zero