MAIS SOBRE A MÚSICA

  • mmargoliner
  • Publicado em 30 de agosto de 2016 às 08:59
  • Modificado em 30 de agosto de 2016 às 08:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

TOOTS FOI-SE EMBORA…            

                                           

A música ficou triste do lado de cá. Do lado de lá, deve estar em festa…Deixou o Planeta no último dia 22 de agosto, um dos mais respeitados músicos que já passaram por aqui : Jean Baptiste Frederic Isidor, o nosso TOOTS THIELEMANS. Nasceu em Bruxelas, na Bélgica, em 29 de abril de 1922 e aprendeu a tocar acordeon aos 3 anos de idade. Influenciado por Django Reinhardt apaixonou-se pela guitarra e chegou a tocar com Charlie Parker, Benny Goodman e George Shearing. Depois veio a harmônica de boca, popularmente conhecida como gaita, na versão cromática, instrumento que o consagrou universalmente. Como gaitista trabalhou, inclusive, com Quincy Jones. Entre outros, tocou e gravou com Ella Fitzgerald, Bill Evans, Paul Simon, Billy Joel, Astrud Gilberto, Elis Regina, Sivuca e Ivan Lins.

A gaita de boca do tema do filme “Midnight Cowboy” é dele.

Em suma , o cara era simplesmente o máximo nesses instrumentos, somando-se aí, sua habilidade como assoviador ! Pra você conhecer um pouco de seu talento, taí o link de uma gravação ao vivo de setembro de 1969, na Suécia. Ele e Elis Regina www.youtube.com/watch?v=vtGMDmjk6EA, Ele “assombra”, tocando guitarra e assobiando.

Depois, tem este outro aqui : de 1987, com a gaita, interpretando “Velas”, de Ivan Lins : www.youtube.com/watch?v=wmkuwVb6Ysw.

Veja os dois na íntegra !!!

Ah, devo registrar também que gravou, nos anos 90, dois discos intitulados “Toots Thielemans Brazil Project”, dos quais participam, além de Ivan Lins, Djavan, Oscar Castro Neves, Dori Caymmi, Ricardo Silveira, João Bosco, Caetano, Gil. Milton Nascimento, Luiz Bonfá, Edu Lobo e Eliane Elias.

Aficcionados e críticos de jazz têm-no não só como um dos maiores gaitistas de jazz, mas também um dos maiores músicos do século XX.

(Fontes e referências : Pesquisa na Internet e  arquivo pessoal

MEUS AMIGOS MÚSICOS


Aplausos mais uma vez pra minha querida Desirê Singer ! Pra ela e pro Rodrigão Nunes. O pandeiro apanha e chora bonito nas mãos dela, comandado pela sua voz única !

O gogó e o violão do Rodrigo completam o som que não é “qualquer” que consegue “mandar”.

E a sonoridade de voz , conjuntamente, que estão conseguindo, tá de prender a atenção !

Repertório, carisma, talento…Gente muito especial.

Tirando o chapéu pra Desirê e Rodrigão !

BENY CHAGAS MUSIC SHOW e BENY CHAGAS Mr. FLASHBACK

Passando por “reformas estruturais”.

Retornaremos na primeira semana do mês de outubro com novos formatos, novas vinhetas e repertório muito mais amplo. Suas sugestões estão sendo recebidas e incluídas nos roteiros de programação.

BENY CHAGAS WEB RÁDIO : NA FORMA . AGUARDE.

Não abrimos mão de sua companhia. 

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero