MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de setembro de 2017 às 09:59
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“BAIÃO”

O bolero, ritmo de raízes cubanas e difundido por artistas mexicanos, aportou no Brasil nos anos 40 e virou coqueluxe. Mas isto é matéria para outra edição. Hoje, nosso assunto é “Baião”, a música !

Mas, porque falar do bolero e de “Baião” ?

Ah, sim. Acontece que o baião, estilo,  foi a música que melhor enfrentou a invasão do bolero, que aconteceu mais precisamente no final da década citada. O ciclo do baião começou com o lançamento da composição intitulada “Baião”, em outubro de 1946. Conscientes do potencial até então pouco explorado da música nordestina, seus autores, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, são os estilizadores que tornaram o gênero assimilável ao gosto do público urbano. Como peça abre-alas, “Baião” apresenta o ritmo, com forte ênfase na síncope do segundo tempo e ensina como dançá-lo, ao mesmo tempo em que convida o ouvinte a aderir à novidade. E dizemos mais : tudo isso sobre uma melodia cheia de sétimas menores, semelhantes às cantigas dos cantadores do Nordeste. Esse uso de notas bemóis nas sétimas dos acordes leva-nos ao devaneio de uma conexão entre o baião e o blues, que faz uso do mesmo expediente. Há quem afirme que, na verdade, o fato remete ao ancestral mouro da música nordestina.

A nostalgia, a possibilidade de improviso, a tendência constante de caminhar em busca da tônica e de bemolizar a terça, a quinta e a sétima, estão presentes no blues, nas cantigas nordestinas e no canto da Andaluzia.

“Eu vou mostrar pra vocês/ Como se dança o baião/ E quem quiser aprender/ É favor prestar atenção…”

Fonte : “A Canção No Tempo”- Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34.

Foto : Liga Entretenimento/Divulgação

Confira no destaque.

TRÊS CURTAS :

1. Em 27 de setembro de 1943 nasceu o canadense Randolph Charles “Randy” Bachman, guitarrista e compositor, fundador das bandas “The Guess Who” e “Bachman – Turner Overdrive”.

2. O oboé da faixa “You’re a Rich Man”, da trilha sonora de Magical Mistery Tour, dos Beatles, de 1967, foi gravado pelo guitarrista dos Rolling Stones, Bryan Jones, morto em 3 de julho de 1969.

3. Os sons ouvidos ao se usar o  Windows Vista foram criados por Robert Fripp, lenda do rock progressivo e líder da banda inglesa King Crimson.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).     

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero