MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de setembro de 2017 às 09:31
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“Música Barroca – Bach”

No início, o Barroco musical alemão esteve muito influenciado pela música italiana, mas, com o surgimento de figuras como Bach, adquiriu personalidade única.

Johann Sebastian Bach é considerado o gênio de toda a cultura musical barroca e um dos maiores músicos da história. Nasceu em Eisenach, na Alemanha, em 21 de março de 1685 e faleceu em Leipizig em 28 de julho de 1750, tendo sido criado por seu irmão mais velho a partir dos dez anos, quando ficou órfão. Sua obra conjugou a delicadeza expressiva italiana com a sobriedade quase espartana do povo germânico.

A música vocal de Bach é essencialmente rigorosa. Escreveu mais de 300 cantatas, 371 corais a 4 vozes, os “Oratórios de Natal”, da Assunção e de Páscoa e as “Paixões Segundo São João” e “Segundo São Mateus”. A “Missa” em Si menor constitui uma verdadeira maravilha em seu gênero.

No campo instrumental, Bach deu preferência ao órgão, para o qual compôs prelúdios, fugas e mais de 150 corais. Para o clavicórdio, escreveu  “O Cravo Bem Temperado”, coleção de 48 prelúdios e fugas, em dois volumes, escritos, respectivamente, em 1722 e 1742. Diversas sonatas solo demonstram que Bach não esqueceu nenhum dos instrumentos de seu tempo.

Os conjuntos instrumentais tiveram a contribuição do mestre nos seis “Concertos de Brandenburgo”, escritos na forma de concerto grosso, e as quatro “Suítes Para Orquestra”.

Suas obras “Oferenda Musical” e “A Arte da Fuga” demonstram seu domínio da técnica contrapontística.

Sua fama, enquanto vivo, deu-se mais por suas virtudes como organista do que por suas composições. Seus contemporâneos esqueceram-no totalmente após sua morte. Em 1729 foi redescoberto por Mendelssohn, na Alemanha, e Wesley, na Inglaterra. Teve como continuadores de sua tarefa musical seus filhos Wilhelm Friedman(1710-1784), Carl Philipp Emanuel(1714-1788) e Johann Christian(1735-1782).

Sua importância para a música erudita pode ser medida pelas palavras de outro grande compositor alemão, Johannes Brahms(1833-1897), que disse : “Estudem Bach – nele, vocês vão encontrar tudo”.


No destaque, vídeo do irretocável Bobby McFerrin que, a exemplo de Al Jarreau, faz da voz um instrumento, interpretando a “Suíte Para Orquestra, nº 3, em Ré maior”, BWV 1968, também conhecida como “Air On a G String”, ou “Ária para a Corda Sol”, de Johann Sebastian Bach.

TRÊS NOTAS :

1. CLAVICÓRDIO : instrumento europeu, de teclas usadas para percutir cordas de bronze ou ferro, com pequenas lâminas de metal. Foi muito usado desde o final da Idade Média, durante o Renascimento, Barroco e Período Clássico.

2. CANTATA : tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, muito explorado no período Barroco. Tradicionalmente com acompanhamento instrumental, muitas vezes também faz uso do coro. No Brasil é também conhecido como Coral.

3. COCERTO GROSSO : é uma forma musical em que um grupo de solistas, geralmente dois violinos e um violoncelo, dialoga com o resto da orquestra, por vezes fundindo-se com este, o que resta no chamado “tutti”. Típica do período Barroco.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero