MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de junho de 2017 às 09:04
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

BRASILEIRINHO

“O brasileiro quando é do choro/ é entusiasmado/ quando cai no samba não fica abafado/ é um desacato quando chega no salão…”

Início da letra de “Brasileirinho”, a primeira composição de Valdir Azevedo, a maior expressão brasileira do cavaquinho, instrumento limitadíssimo, do qual conseguia extrair um som extraordinário. Enquadrada no gênero “choro”(ou “chorinho”), a música foi escrita em 1947, a pedido de um sobrinho de dez anos para, pasme você, ser tocada num cavaquinho de brinquedo, de apenas uma corda ! Surgia ali a primeira parte de um dos maiores clássicos da nossa música, posteriormente gravado por inúmeros artistas, ao redor do mundo.

Ao completar sua obra, Valdir estreou no disco, acompanhado de seu próprio conjunto e tal foi o sucesso da gravação que acabou sendo escolhida para fundo musical da propaganda de diversos candidatos em campanha eleitoral naquela ocasião.

A composição lhe rendeu o suficiente para comprar um apartamento à vista e abriu-lhe as portas para sua carreira, tornando-se peça obrigatória em seus shows.

A letra foi adaptada por Pereira Costa, sendo, então, gravada por cantoras como Ademilde Fonseca, a “Rainha do Chorinho”, acompanhada pelo próprio Valdir, em 1950 e por dezenas de outros grandes nomes, no Brasil e no exterior, nos anos seguintes.

Grandes interpretações vocais são atribuídas a Elza Soares e Baby Consuelo junto com os Novos Baianos.

Pode-se dizer que um espetáculo de choro não estará completo sem esta composição, de preferência no final.

Fontes : Internet e “A Canção No Tempo” – Jairo Severiano/Zuza Homem de Mello

3 CURTAS SOBRE MÚSICA

1. CHORINHO : Denominação mais corriqueira do choro, gênero de música instrumental popular surgido no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Os instrumentos típicos desse gênero musical são o violão de 7 cordas, o violão convencional, bandolim, cavaquinho, flauta e pandeiro, sendo ainda muito explorados hoje em dia o saxofone e o trombone.  

2. O VIOLÃO : Talvez o mais popular e prático dos instrumentos musicais, o violão pode ter surgido há aproximadamente 2 mil anos a.C.. Arqueologistas encontraram, na antiga Babilônia, placas de barro contendo figuras similares ao violão atual, datadas de mais ou menos 1.900 ou 1.800 a.C.. 

3. ERASMO CARLOS: Consagrado parceiro de Roberto Carlos, chamado de “Tremendão”, acaba de completar 76 anos. Segundo consta, aprendeu a tocar violão com Tim Maia, pra poder fazer de um grupo musical que fundaram em 1957, denominado “The Boys Of Rock”. Mais tarde, por sugestão de Carlos Imperial, o conjunto adotaria o nome de “The Snakes”. 

Fontes :  Revista “Música”  e  “A Canção No Tempo” – Jairo Severiano/Zuza Homem de Mello

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com.br – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : Sábado às 11h e  domingo às 12h.

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : segunda a sexta  07 e 22h.

                                                                  sábado  07, 10 e 22h.

                                                                  domingo  07, 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : quinta, sexta e sábado 18 h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18:00 (19 h. Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero