MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de abril de 2017 às 09:09
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​​66 ANOS DO PÉROLA NEGRA


Ele é considerado um dos artistas mais originais e elegantes da música brasileira. Passeia com desenvoltura pela MPB clássica, rock, blues, soul e samba e samba-canção..

Tem nome de sambista, pinta de sambista, nascido e criado no Estácio, bairro carioca reduto de sambistas, mas jamais foi sambista, embora nada tenha contra o samba. Esse cara faz um gênero de música diferente, resultado da influência de um universo habitado por Billie Holiday, B.B.King, Taj Mahal (o tecladista-arranjador), Beatles, Jorge Benjor e Maria Bethânia, artistas que ele curte e admira. 

Começou sem pretensão de ser um astro. Segundo ele, não tinha a fissura de ganhar a vida como tal, apenas gostava de tocar e cantar. Seu nome : Luiz Carlos dos Santos, consagrado como Luiz Melodia, sobrenome artístico herdado do pai, também compositor e sambista, Oswaldo Melodia.

Descoberto pela turma da “Tropicália” aos 22 anos, em 1973, Melodia foi apresentado a Gal Costa que gravou sua mais célebre criação, originalmente intitulada “My Black, Meu Nego”, que seria rebatizada de “Pérola Negra”.

Seu disco de estréia até hoje impressiona pela força das composições e dos arranjos.

Foi pelas mãos de Roberto Menescal, que à época estava também produzindo e lançando Sérgio Sampaio, Fagner e Raul Seixas, que foi aberto o caminho do sucesso pro menino crescido no morro de São Carlos e com passagem por várias bandas amadoras e concursos de rádio.

Além de suas próprias composições, como Ébano,Magrelinha, Dores de Amores, Juventude Transviada, Estácio Holly Estácio, Congênito, Cara a Cara e outras, Melodia sabe como ninguém dar um trato muito pessoal e especial a consagrações como Negro Gato, Codinome Beija-Flor, Rosa, Diz que Fui Por Aí e Quase Fui Lhe Procurar, gravadas ao longo de sua carreira.

Muito requisitado para shows fora do Brasil, notadamente na Europa, inclui em seu currículo participações em festivais na França e na Suíça, inclusive no Festival de Jazz de Montreux. Em 2015 ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor cantor de MPB.

Pérola Negra é, sem dúvida, a mais consagrada entres suas criações, que acaba de receber nova releitura, incluida no novo CD de Alexandre Pires e que você poderá ouvir no “BENY CHAGAS MUSIC SHOW” do próximo domingo, dia 23.

Nascido em 7 de janeiro de 1951, Luiz Melodia completou 66 anos de vida e 44 de carreira oficial.

Infelizmente, atualmente luta contra um tipo de câncer na medula óssea denominado mieloma múltiplo, o que o tem mantido longe dos palcos. C, encontra-se sob tratamento intensivo e com grande possibilidade de cura.

Fontes :   Informações da Internet

                “A Canção No Tempo – 85 Anos de Músicas Brasileiras” -Jairo Severiano e Zuza

                  Homem de Mello    

                  Arquivo pessoal

                            Fotos: Liga Entretenimento/Divulgação

CONTROL C- CONTROL V : 3 CURIOSIDADES SOBRE A MÚSICA

1. Referindo-se a qualidade, na edição de outubro de 2009 a revista “Rolling Stones” elaborou uma lista com as 100 maiores músicas brasileiras de todos os tempos. Em primeiríssimo lugar, ficou a música “Construção”, que ainda é referência para entender um período espinhoso da sociedade brasileira. É seguida por “Águas de Março”, de Tom Jobim (gravada por Elis Regina e Tom Jobim) e “Carinhoso”, de autoria de Pixinguinha e João de Barro.

2. Você sabia que Tim Maia e Roberto Carlos se apresentaram juntos num grupo de rock, o The Sputniks? Por sinal, Sputinik era o nome do primeiro satélite artificial enviado ao espaço.

3. A primeira cantora brasileira a vender 1 milhão de cópias de um álbum foi Maria Bethânia, com Álibi, de 1 978.

Fontes : Internet e caderno de notas

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : Sábado às 11h e  domingo às 12h.

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : segunda a sexta  07 e 22h.

                                                                  sábado  07, 10 e 22h.

                                                                  domingo  07, 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : quinta, sexta e sábado 18 h.      

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app (16) 9 8192-6052 e e-mail [email protected].

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero