MAIS SOBRE A MÚSICA

  • mmargoliner
  • Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 11:38
  • Modificado em 13 de fevereiro de 2017 às 11:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

INSTRUMENTO : A VOZ  – AL JARREAU

Quando estava concluindo a matéria pra postar hoje, chega-me a notícia : “Al Jarreau morreu ! Foi hoje cedo !

Senti um baque ! Encaro a morte com naturalidade, mas quando morre um cara como ele, parece que é diferente ! É daquelas pessoas que gostaríamos que fossem eternas !

Pra crítica, pros músicos do mundo todo e pra mim, um modelo ! A voz, um instrumento !

Então, vi-me tentado a mudar a pauta e falar algo a respeito desse músico incrível, nascido Alwin Lopez Jarreau, em Milwaukee, em 12 de março de 1940 e que embarcou pro outro plano na manhã deste domingo, 12 de fevereiro de 2017, aos 76 anos, em  Los Angeles. Sua forma de interpretar fez escola. Sua técnica vocal posso dizer que foi e será invejada e imitada por muitos, por muito tempo!

Sua voz ficou conhecida do grande público através de “Moonlightining”, tema central da série de TV “A Gata e o Rato”, protagonizada por Bruce Willis e Cybill Shepherd, nos anos 80.

Filho de pastor, começou, como tantos outros, no coro da igreja, mas logo aos 4 anos de idade! Trabalhou na noite, também como a maioria dos grandes nomes, fez parte do trio The Índigos, integrou um outro trio juntamente com o “monstro” do piano e do teclado, George Duke e, em 1975, conseguiu gravar seu primeiro disco, muito bem recebido pela crítica, chegando a ser laureado com um Grammy na Alemanha.

Apesar de ser classificado como um ícone do jazz, Al Jarreau era extremamente versátil, o que possibilitou que fosse o único cantor a vencer 7 prêmios Grammy em três categorias distintas : pop. R & B e jazz.

Esteve no Brasil em 1985, apresentando-se juntamente com James Taylor e George Benson, para um público recorde  de 200 mil pessoas, na edição do Rock in Rio daquele ano. Novamente esteve por aqui em 1997, apresentando-se ao lado de Djavan no Heineken Concerts; em 2013, no Festival Sesc Amplifica- Bossa & Jazz e em 2014 no Rio das Ostras Jazz and Blues Festival, no HSBC Music Hall e novamente no Rock in Rio, retornando em 2015 e  apresentando-se ao lado de Marcos Valle na edição seguinte do mesmo festival.

Antes de cancelar a turnê deste ano e anunciar a aposentadoria, havia programado um apresentação entre nós, novamente, no próximo mês de março, quando participaria do Festival de Música de Troncoso, ao lado do tecladista, saxofonista, produtor e arranjador Larry Williams.

Entre suas gravações marcantes, tomo a liberdade de citar algumas que muito me agradam : “Morning”, “Take Five” (desarruma com a voz!), “Your Song” (aquela do Elton John), “After All”, “Ac-cent-tchu-ate The Positive”, “My Favorite Things”, ”Água de Beber”, “Mas Que Nada”, “On Broadway”, “The Greatest Love Of All” e “Summertime”,  entre tantas outras “de respeito”.

Internado com diagnóstico de “exaustão”, faleceu em Los Angeles por volta das 5:30h da manhã deste domingo.

Voz modelo, quase única, continuará sendo fonte de inspiração pra muitos e muitos profissionais ..

Um ícone. Uma lenda : AL JARREAU.

No nosso próximo “BENY CHAGAS MUSIC SHOW” uma singela homenagem ao homem que fez da voz um instrumento. Não abro mão de sua audiência.

No vídeo, uma pequena amostra de sua habilidade com o “gogó”.


 (Foto: Liga Entretenimento/Divulgação)

10 CLÁSSICOS FAMOSOS NOS DESENHOS

Hoje tá mudando. Mas os da minha geração e algumas seguintes, com muita certeza, sentem imensa saudade das trilhas dos desenhos que nos amarravam e aos nossos filhos diante da TV, saboreando hilariantes situações de um Pernalonga, Mickey, Pica-Pau e muitos outros personagens que nos encantavam e nos divertiam. Então…As tais trilhas, principalmente as dos desenhos produzidos entre os anos 40 e 60, quase todas eram peças clássicas super elegantes. Ainda não havia o tal funk carioca pra “embelezar” o áudio dos filmes…Bem, deixa pra lá. Vamos ao que interessa: as dez mais consagradas peças clássicas que fizeram sucesso como trilha dos nossos desenhos inesquecíveis.

“Conto dos Bosques de Viena”- Opus 325 – Johann Strauss II, de 1968.

“Valsa do Minuto” – Valsa em Ré Bemol Maior – Opus 64, nº 1- Frédéric Chopin, de 1847.

“Danúbio Azul” – Op. 314 – Johann Strauss II, 1866.

“A Noiva Vendida” – Bedrich Smetana, de 18663/66.

“Morning, Noon and Night in Vienna” – Franz  von Suppé, de 1844.

“O Barbeiro de Sevilha” – Abertura – Gioachino Rossini , de 1816.

“O Barbeiro de Sevilha” – Largo al Factotum – Gioachino Rossini , de 1816.

“Sinfonia nº 7” – Ludwig van Beethoven , de 1811

“Träumerei” (“Dreaming”) – Robert Schumann, de 1838.

“Danças Húngaras” – Johannes Brahms, de 1869.

(Colaboração : Stela Bettarello)

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – Franca, SP : sábado e domingo às 10:00 h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : Sábado e  domingo 11:00h.

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : segunda a sexta : 07:00 e 22:00h.

sábado : 07:00, 10:00 e 22:00h.

domingo : 07:00, 12:00 e 22:00.

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app (16) 9 8192-6052 e e-mail [email protected].

Estaremos divulgando em breve os horários e endereços de novas retransmissoras e também endereço oficial da nossa web rádio.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero