MAIS SOBRE A MÚSICA

  • mmargoliner
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2017 às 21:41
  • Modificado em 5 de fevereiro de 2017 às 21:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

SALVE JORGE, SIMPATIA


Quando eu era moleque seu som não me despertava interesse algum. Achava maçante, repetitivo e até pobre.

Bem, na verdade, sua música é do tipo “econômica”: poucos acordes, poucas notas e, lá atrás, no princípio, letras bem simples e fáceis de se cantarolar.

Mas aí é que tá a chave da coisa: simplicidade ! A melodia contagia e o negócio gruda !

Quando comecei a subir no palco e animar a torcida foi que percebi a genialidade do camarada ! Fiquei fã de carteirinha de Jorge Duílio Lima Meneses, aliás, Jorge Ben, quero dizer, Jorge Benjor. Melhor ainda: Jorge Ben Jor (Ufa !),carioca de Madureira, criado no Rio Comprido, que queria ser jogador de futebol e chegou a integrar o time infanto-juvenil do Flamengo.

A exemplo da maioria dos músicos de então, ele foi inicialmente influenciado por João Gilberto, mas sempre bastante inovador. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles rock and roll, samba, samba rock, bossa nova, jazz, maracatu, funk, ska e até mesmo hip-hop, com letras que misturam humor e sátira, além de temas esotéricos. A obra de Benjor tem uma importância singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características do rock, soul e funk norteamericanos. Além disso, trouxe influências árabes e africanas, oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia.

Sua primeira aparição na cena se deu em 1963 com “Mas Que Nada”, seguida de “Chove Chuva”, duas canções que nada tinham a ver com a bossa nova, nem com o samba. Os puristas de então achavam que sua música era moderna demais. Era difícil para os músicos da época acompanhá-lo, tanto assim que seus primeiros discos foram gravados com um conjunto que tocava jazz no Beco das Garrafas, o “Meirelles e o Copa 5”, liderado pelo saxofonista J. T. Meirelles.

“Mas Que Nada” é uma das canções em língua portuguesa mais executadas em todo o mundo até hoje, principalmente nos Estados Unidos, na versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes com o grupo de hip hop norte-americano Black Eyed Peas. Seu êxito é comparável ao de “Garota de Ipanema”, tendo ainda sido regravada por artistas como Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie, Al Jarreau, Herb Alpert, José Feliciano, Trini Lopez e Coldplay (vide Rock In Rio 2011). Outras composições suas como “Zazueira” são constantemente regravadas pelo mundo afora.

Entre os inúmeros sucessos de Jorge Ben Jor, também são marcantes: “País Tropical” (que estourou primeiro na voz de Wilson Simonal), “Que Pena”, “Que Maravilha” (uma de suas raras parcerias, com Toquinho), “Cadê Tereza”, “Fio Maravilha”, “W/Brasil”, “Ive Brussel” e muitos outros, em outras vozes, como as de Elis Regina, Caetano Veloso, Gal Costa, e por aí afora.

Uma de suas mais marcantes criações, “Taj Mahal”, de 1972, foi plagiada por Rod Stewart com o nome de “Do Ya Think I’m Sexy ?”. Depois de longa discussão, os dois fizeram um acordo extrajudicial.

Apelidado de “Babulina” por conta da pronúncia do título do rockabilly “Bop-a-Lena” do americano Ronnie Self, o “vovô” nascido em março de 1945 continua contagiando e agitando platéias de todas as idades por todo o Brasil. Aliás, é enorme o número de jovens que cultuam seus temas, sua batida e seu suingue, lotando seus show. “Salve, simpatia !”

No nosso “BENY CHAGAS MUSIC SHOW” de domingo próximo tem “Zazueira”, com Astrud Gilberto.

Fontes : “A Canção No Tempo” – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello

               Informações na Internet

               Cadernos de Anotações.

 (Foto: Liga Entretenimento/Divulgação)

CURIOSIDADES DO MUNDO MUSICAL- PLÁGIOS

Quando uma música tem oito compassos semelhantes a outra, já criada anteriormente, é considerada plágio, ou seja, cópia não autorizada da obra de outro.

Além do caso entre Jorge Ben Jor e Rod Stewart, citado na matéria acima, existem inúmeros outros registros de sucessos que geraram grandes brigas e dor de cabeça aos seus autores.

Entre os clássicos exemplos, vamos enumerar seis :

“Feelings”,do brasileiro Morris Albert, que teria plagiado “Pour Toi”,de Louis “Loulou” Gasté ;

“My Sweet Lord”,de George Harrison, copiada de “He’s So Fine”,de Ronald Macky, do grupo The Chiffons;

“I Wanna Be Starting Over”,de Michael Jackson, foi inspirada em “Soul Makossa”,do saxofonista e cantor Manu Dibango;

“O Careta”,de Roberto Carlos, foi baseada em “Loucuras de Amor”,de Sebastião Braga;

“Ghostbusters”,de Ray Parker, Jr foi feita na cola de “I Want a New Drug”,de Huey Lewis;

“Come Together”,de Lennon e McCartney, é a cara de “You Can’t Catch Me”,de Chuck Berry.

Em uma das próximas edições traremos outros títulos de canções famosas que deram o que falar.

Fontes : Internet e Caderno de Anotações.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – Franca, SP : sábado e domingo às 10:00 h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : Sábado e  domingo 11:00h.

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : segunda a sexta : 07:00 e 22:00h.

sábado : 07:00, 10:00 e 22:00h.

domingo : 07, 12:00 e 22:00 

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app (16) 9 8192-6052 e e-mail [email protected].

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero