Mais de 40 e baixa energia. O suplemento promissor que pode te ajudar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de dezembro de 2019 às 14:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma das razões pelas quais perdemos energia à medida que envelhecemos é o declínio da saúde mitocondrial.

​Se você acha que se sentir cansado e degradado à medida que envelhece é algo com o qual precisa viver, pense novamente. Há muitas etapas que você pode seguir para aumentar seu nível de energia, como comer e dormir melhor.

Uma das razões pelas quais perdemos energia à medida que envelhecemos: declínio da saúde mitocondrial.

As mitocôndrias são conhecidas como as centrais elétricas das células. Eles usam oxigênio para converter energia de alimentos em trifosfato de adenosina (ATP), que armazena essa energia como ligações químicas. 

O ATP é usado em todo o corpo para manter as coisas funcionando. Quando as mitocôndrias param de funcionar corretamente, a produção de ATP diminui. 

Isso deixa suas células com um déficit de energia e você se sente cansado. A disfunção mitocondrial é comum durante o envelhecimento e contribui para quase todas as condições crônicas de saúde.

Essas mudanças são causadas em parte por danos oxidativos nas membranas mitocondriais. Isso pode ser causado por poluição, uso de tabaco, dietas com alto teor de gordura/açúcar e outros fatores estressantes. 

O nível de NAD+ também diminui com a idade. Essa coenzima é necessária pelas mitocôndrias para produzir ATP, portanto menos NAD+ significa menos energia.

Outros fatores 

Há muitas razões pelas quais você perde energia à medida que envelhece e, se isso começar a interferir na sua vida diária, consulte um médico.

1. Alterações hormonais

O nível de certos hormônios diminui à medida que envelhecemos, incluindo estrogênio nas mulheres, testosterona nos homens, melatonina e hormônios da tireoide. 

Algumas delas nos ajudam a dormir ou mantêm nosso nível de energia e humor elevados. “Alterações nos hormônios podem nos deixar sem sono, nebulosos e cansados”, diz Eudene Harry, MD , diretora médica do Oasis Wellness and Rejuvenation Center, em Orlando, Flórida.

Nos homens, uma queda significativa nos níveis de testosterona pode causar uma diminuição do desejo sexual, motivação reduzida e dificuldade em dormir, diz Niket Sonpal, gastroenterologista de Nova York. 

Esses sintomas também podem causar baixa energia e fadiga física ou mental.

2. Falta de sono de qualidade

Um terço dos adultos relatam que dormem menos do que as sete a nove horas recomendadas por noite.

“A falta de sono não apenas diminui nossos níveis de energia no dia seguinte”, diz Harry, “mas também aumenta a inflamação, o que certamente pode esgotar nossa energia a longo prazo.”

À medida que envelhece, você também pode encontrar uma boa noite de sono. À medida que envelhecemos, nosso ritmo circadiano pode ser interrompido, diz Sonpal.

Isso nos leva a dormir mais cedo e a acordar mais cedo, o que significa menos tempo em sono profundo – e menos sono profundo para reabastecer seus níveis de energia.

3. Dieta e estilo de vida 

Comer de forma saudável é uma das maneiras mais fáceis de aumentar seus níveis de energia, porque os alimentos fornecem os macro e micronutrientes necessários para alimentar suas células. 

No entanto, em 2015, menos de 14% das pessoas mais de 40 anos consumiram o número recomendado de porções de frutas por dia. Para a ingestão de vegetais, foi pior – menos de 11% atingiram essa meta.

Harry diz que, à medida que envelhecemos, nossa capacidade de absorver certos nutrientes dos alimentos também pode diminuir, como a vitamina B12, necessária para converter alimentos em energia. 

A deficiência de vitamina B12 é comum entre adultos mais velhos, mas veganos e vegetarianos que não tomam suplementos de B12 também estão em risco.

Além de comer de forma saudável, a atividade física “pode ​​ajudar muito a manter-nos vibrantes e energéticos à medida que envelhecemos”, diz Harry. 

No entanto, em 2015, apenas 23% dos adultos com idades entre 18 e 64 anos fizeram exercícios aeróbicos e de fortalecimento suficientes a cada semana.

Melhor suplemento

Não existe um produto capaz de solucionar todas as causas de fadiga, mas você pode direcionar uma causa principal, especificamente: função mitocondrial. 

Para manter as mitocôndrias funcionando corretamente, um complemento como o ribosídeo de nicotinamida pode ajudar. 

Esse precursor do NAD+ é encontrado em pequenas quantidades no leite e em alimentos que contenham leveduras. Também está disponível como um suplemento.

A pesquisa mostra que os suplementos de NR podem suportar os níveis de NAD+.  NAD+ é necessário pelas mitocôndrias para funcionar corretamente. 

Ele também suporta a atividade de uma proteína chamada SIRT1, que está envolvida na formação de novas mitocôndrias. 

Outros precursores do NAD+ estão disponíveis em alimentos e suplementos. No entanto, um estudo descobriu que a NR é mais biodisponível do que alguns outros precursores. Também é bem tolerada e não causa descarga.

Lembre-se de que o cansaço pode ter muitas causas, incluindo algumas que são graves. Se você costuma se sentir cansado e degradado, consulte um médico para descartar quaisquer condições médicas que possam estar drenando sua energia.

A partir daí, você pode fazer mudanças no estilo de vida e na dieta, além de adicionar um suplemento de envelhecimento saudável.  


+ Saúde