Mais de 2,9 milhões serão identificados pela biometria nestas eleições pelo país

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de agosto de 2018 às 18:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em outros 21 municípios, a identificação será híbrida, aceitando os dois métodos

Na corrida eleitoral de 2018, mais de 2,9 milhões eleitores, ou seja, 8,9% do eleitorado total do Estado de São Paulo, serão identificados apenas pela biometria ao votar. Já em outros 21 municípios, a identificação será híbrida.

Os eleitores que serão identificados somente pelas digitais estão distribuídos em 100 municípios paulistas, dos quais 85 concluíram o procedimento em março de 2018. Entre essas cidades, destacam-se Guarulhos e Sorocaba, que totalizam cerca de um milhão e 272 mil eleitores sujeitos à biometria obrigatória (43,2%).

No início do cadastramento obrigatório em Guarulhos, o município contava com quase 900 mil eleitores, mas, após a atualização do cadastro eleitoral com o consequente cancelamento de títulos, reduziu para 814.342. Devido à essa redução do eleitorado, a cidade, que era o segundo maior colégio eleitoral do Estado, passou a figurar na terceira posição, sendo ultrapassada por Campinas, que hoje conta com 849.127 eleitores.

Em Sorocaba, a redução do número do eleitorado após a biometria obrigatória foi menos significativa. Dos 462.626 eleitores totalizados no início do cadastramento ficaram 458.748. A cidade manteve a posição de oitavo maior colégio eleitoral de São Paulo.

Identificação híbrida

A identificação do eleitorado será híbrida em 21 municípios paulistas. Nessas cidades, os eleitores com dados biométricos coletados serão identificados pelas digitais, já os que não fizeram a biometria serão identificados da forma tradicional.

Confira a lista de cidades onde haverá a identificação híbrida.

Identificação biométrica

A identidade do eleitor é confirmada no momento do voto ao posicionar o dedo no leitor da urna eletrônica, sendo dispensado de assinar o caderno de votação.

Para votar, é necessário apresentar documento de identificação com foto ou baixar o e-Título, que valerá como documento para quem já fez a biometria. O aplicativo pode ser baixado na App Store e no Google Play.

Eleitorado de São Paulo

Nestas eleições gerais, 33.040.411 eleitores estarão aptos a votar no Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. O eleitorado paulista representa 22,4% do total brasileiro, que é de 147.302.354 eleitores.


+ Política