Maior pontuadora da história da seleção brasileira de basquete vem a Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de março de 2020 às 23:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

9º Fórum da Mulher Empreendedora ACIF começa no dia 23 de março com palestras e painéis

Estrela do basquete nacional, Hortência Marcari fará palestra magna em Franca (Foto: Reprodução)

A maior pontuadora da história da seleção brasileira de basquetebol, Hortência Marcari, estará em Franca no próximo dia 23 de março.

É que ela estará à frente da palestra magna “Lições de uma vida: estratégia, valores e atitudes de uma campeã”, que integra a programação do 9º Fórum da Mulher Empreendedora ACIF.

Maior cestinha da seleção brasileira feminina de basquete, com 3.160 pontos, Hortência ostenta um título de campeã mundial (1994), uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos (Havana, em 1991) e uma prata – que vale ouro, sobretudo depois de ter voltado ao esporte depois de dar à luz – em Jogos Olímpicos (Atlanta, em 1996).

Já seria impressionante por si só, mas Hortência foi além. Vestiu a camisa da equipe nacional dos 16 aos 36 anos, anotou inacreditáveis 121 pontos por Sorocaba em uma partida dos Jogos Regionais, em 1991, e teve ao longo da carreira mais de 25 pontos em média.

Com tantos predicados em números, não à toa recebeu as honrarias mais distintas. Em 2002, entrou para o Hall da Fama do basquete feminino.

Três anos mais tarde, ingressou no Hall da Fama do basquete (geral), onde está imortalizada ao lado de Oscar e Michael Jordan.

Em uma das maiores homenagens, foi escalada como penúltima condutora da tocha olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio, em 2016.

Em 2018, em eleição da Federação Internacional de Basquete (FIBA), aberta ao público, Hortência foi eleita a melhor jogadora da história em Mundiais da categoria.

Hortência possui o título de maior pontuadora da história do basquete (Foto: Reprodução)

Ela foi eleita com 85% dos votos e concorreu ao lado de outras lendas, como a australiana Lauren Jackson, a segunda mais votada.

Além de Jackson, Hortência teve como concorrentes estrelas da WNBA como as norte-americanas Diana Taurasi, Lisa Leslie, Maya Moore e Sue Bird; a australiana Penny Taylor, a tcheca Hana Horakova e a russa Elena Baranova.

E toda essa bagagem de experiências e conquistas ela dividirá no 9º Fórum da Mulher Empreendedora ACIF

​Realizado pelo CME-ACIF (Conselho da Mulher Empreendedora da Associação do Comércio e Indústria de Franca), o evento acontecerá na segunda-feira do dia 23 de março, a partir das 12h30, no Cedro – Espaço de Eventos, para um público de 500 mulheres e os ingressos já estão esgotados.

Na ocasião, além da palestra magna proferida por Hortência Marcari, serão apresentados painéis de discussões e palestras relacionadas ao tema do Fórum, “Mudança: a hora é agora”. A sobrinha-neta de Tarsila do Amaral e administradora do espólio da artista, Tarsilinha do Amaral, é presença confirmada.

Em um bate-papo com Ana Claudia Badra Cotait – presidente do Consellho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado – Tarsilinha trará os bastidores de obras que marcaram a História da Arte no Brasil, como o “Abaporu” e “Operários”, dentre tantas outras.

A presidente executiva do Laboratório Sabin, Lídia Abdala, ministrará a palestra “Liderança Feminina e Inovação”, logo após a abertura oficial do Fórum. Sua fala será seguida por um painel de discussão sobre “Violência Contra a Mulher” a ser conduzido pela líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Franca, Eliane Querino.

Na sequência de um coffee break, a gerente adjunta da unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Renata Henriques, assumirá o palco para falar sobre “Crenças Limitantes”.

Já a jornalista, psicóloga e coach Priscilla de Sá apresentará a palestra “Mulher Empreendedora como Líder da Mudança”. Tarsilinha e Hortência se apresentarão na sequência, finalizando o ciclo de palestras. O encerramento acontecerá com um coquetel propício ao networking.

“A proposta de aliar o empreendedorismo à cultura é um objetivo da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e a Tarsilinha tem muito a contribuir, neste sentido. A intenção é de que essa apresentação ocorra em formato de talk show e eu tenho certeza de que será uma experiência incrível para as espectadoras”, diz a coordenadora do CME-ACIF, Lívia Gomes.

O Fórum da Mulher Empreendedora ACIF chega a sua 9ª edição e conta com o apoio da ACIF, Facesp (da Federação das Associações Comerciais de São Paulo), Programa Empreender, Sebrae SP e CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).


+ Economia