Magazine Luiza finaliza a compra da Estante Virtual, de livros: R$ 31 milhões

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2020 às 10:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Magazine Luiza aplica a máxima de ver oportunidades onde seus concorrentes só estão vendo crises

O Magazine Luiza finalizou a compra da Estante Virtual. A aquisição da subsidiária da Livraria Cultura teve um custo de R$ 31 milhões.

A compra da Estante Virtual, maior sebo digital de livros do Brasil, foi realizada no leilão feito pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. ​

O Magazine Luiza foi a única empresa interessada na compra. O Magazine Luiza tinha manifestado seu interesse em adquirir a Estante Virtual em novembro de 2019. 

O site tinha sido adquirido em 2017 pela Cultura. Entretanto, menos de um ano depois, apresentou um pedido de recuperação judicial. Na ocasião, o valor da empresa foi estimado em R$ 44 milhões.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou em dezembro a Magazine Luiza a seguir em frente na compra. 

Marketplace da Magazine Luiza cresce 300% em um ano 

A compra da Estante Virtual se insere na estratégia de crescimento do e-commerce da Magalu. Em junho de 2019 a varejista adquiriu a Netshoes por US$ 127,3 milhões para consolidar sua presença on line. 

Os investimentos em tecnologia tiveram seus resultados. Por exemplo, o marketplace da gigante varejista cresceu 300% em apenas um ano. 

O volume transacionado passou de R$ 213 milhões no fim de 2018 para R$ 854 milhões ao fim de 2019. Aproximadamente 54% das vendas on-line da empresa ocorrem pelo aplicativo.

As vendas do e-commerce representaram 48,3% das vendas totais da varejista no terceiro trimestre de 2019. 

Essas últimas, por sua vez, incluindo lojas físicas, e-commerce tradicional e marketplace cresceram 46,9% para R$ 6,8 bilhões. 

Um reflexo do aumento de 96,0% no e-commerce total e 19,0% nas lojas físicas.


+ Economia