Magazine Luiza é a rede varejista mais admirada pelos consumidores do país

Companhia também foi considerada por colaboradores e equipes do varejo como a mais admirada para se trabalhar

Postado em: em Comércio

O Magazine Luiza (MGLU3) é a varejista mais admirada pelos consumidores em duas das 17 categorias avaliadas na edição de 2020 do ranking Ibevar-Fia. 

A companhia também foi considerada por equipes e colaboradores do setor do varejo mais admirada para se trabalhar.

O ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA) elege as empresas mais representativas no varejo brasileiro em 17 segmentos.

"Nunca buscamos ser os primeiros aqui no Magalu! De qualquer forma, somos sempre gratos pelo reconhecimento que conquistamos! Por isso, dá orgulho ver essa pesquisa que nos coloca como varejista mais admirada do país!", afirmou Luiza Helena Trajano.

“Nos adaptamos bem à realidade de 2020, com pilares sólidos e soluções para as necessidades deste momento". 

"Seguimos em frente com nosso grande propósito de digitalizar o Brasil, com foco em pequenas e médias empresas que ainda estão fora do universo online”, disse Júlio Trajano, diretor executivo do e-commerce do Magalu, durante o evento de divulgação dos resultados.

No segmento de beleza e cuidados pessoais, a empresa mais admirada foi O Boticário; já no setor de esportes, a liderança ficou com a Centauro. 

Entre os super e hipermercados, a marca mais admirada pelos consumidores foi o Carrefour. No setor atacadista, a preferência ficou com o Assaí.

“Neste cenário desafiador de consumo, o Assaí tem reforçado seu papel na sociedade, de levar preço baixo, de continuar investindo e abrindo lojas, contribuindo com a economia e a geração empregos”, afirmou Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista.

As marcas mais admiradas do varejo, segundo o ranking Ibevar-Fia:​

SetorEmpresa mais admirada
ModaRiachuelo
EsportesCentauro
FarmáciaPague Menos
Lojas de departamentosLojas Americanas
Beleza e cuidados pessoaisO Boticário
AlimentosCacau Show
EletroeletrônicosMagazine Luiza
Comércio eletrônicoMagazine Luiza
Material de construçãoLeroy Merlin
LivrariaSaraiva
BrinquedosRi Happy
PetsPetlove
Fast foodMcDonald’s
EspecialidadesVivara
Artigos para lar e escritórioTok&Stok
Super e hipermercadosCarrefour
AtacadoAssaí Atacadista

Para definir as empresas mais admiradas, o levantamento segue dois modelos de processamento de dados. 

Inicialmente, foram coletadas, através de tecnologia de mineração de dados (Data Mining), mais de um milhão de mensagens sobre as empresas nas redes sociais, a partir de opiniões, em textos ou vídeos, postadas livremente por consumidores.

Após o mapeamento e a seleção das informações, são aplicados critérios de análise semântica e linguística, por meio da tecnologia de Programação de Linguagem Natural, que busca examinar a opinião dos consumidores e definir padrões. Com essa metodologia é dada uma nota para as empresas.

“Temos uma concorrência muito acirrada no varejo. O objetivo do Ranking IBEVAR-FIA é, justamente, mostrar quais são essas empresas e a posição que elas ocupam no mercado, de maneira a indicar benchmarks e colaborar com o desenvolvimento do setor”, afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar.

*Informações Revista InfoMoney


Artigos Relacionados