Mães e trabalho: conheça dicas para não se sobrecarregar em 2020

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de dezembro de 2019 às 21:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Idealizações sobre papel de mãe, mulher e profissional são um atalho para ciclo de ansiedade e frustração

​Um novo ano está começando e que tal aproveitar o momento para mudar alguns pensamentos e atitudes? 

Quando a mudança começa do interior, tem mais chances de dar certo. Aceite-se, entenda e situação e proteja sua mente de idealizações que são quase impossíveis de serem alcançadas. Confira 3 dicas!

1. BAIXE ESSE SARRAFO!

A palavra sarrafo é muito usada pela psicanalista Vera Iaconelli para falar das ansiedades que ela identifica em seus pacientes. 
O sarrafo, alto como nunca, está sempre lá fazendo sombra a qualquer chance real de autoapreciação pelas inúmeras conquistas que toda mãe que trabalha coleciona em seu cotidiano. 
A solução para acabar com a idealização que afunda a autoestima está também no sarrafo. Que tal colocá-lo numa altura mais humana, real e justa com você mesma?

2. SEM MICROGERENCIAMENTO
O pai não dá banho no filho da mesma maneira que você. A avó não coloca a criança para dormir no horário correto. 

Ser capaz de aceitar ajuda implica, necessariamente, entender que as coisas serão feitas de um jeito distinto (talvez melhor, até) – já que todos somos diferentes. 

Partir desse pressuposto pode ajudá-la, e muito, a distribuir tarefas e responsabilidades e, assim, liberá-la para ter mais tempo de curtir (as crianças, a happy hour do trabalho ou a sua própria existência).

4. TOME A INICIATIVA
Há aqueles pais que querem dividir os cuidados com o filho, mas não sabem muito como ou no quê; e há os que estão confortáveis com o fato de a mãe ficar com a maior parte da responsabilidade pela criança ou pela casa ou por ambos. 

Se você já concluiu que lhe fará bem compartilhar as tarefas, proponha, delegue e desapegue de verdade. É um aprendizado para todos, e a família inteira pode sair ganhando.


+ Comportamento