Lula já é apontado como “inapto” no site do TSE; PT garante que vai recorrer

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de setembro de 2018 às 05:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ex-presidente da República está preso desde abril por denúncias de corrupção durante seu mandato

Na página do Tribunal Superior Eleitoral referente à divulgação de candidaturas às eleições deste ano, a situação do ex-presidente Lula aparece como inapto, o que significa, segundo a corte, que ele não pode ser votado em urna eletrônica. 

Já a situação da candidatura é classificada como indeferida, já que Lula, de acordo com os ministros, não reuniu as condições necessárias ao registro.

Condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, o ex-presidente foi alvo de 16 contestações no TSE com base na Lei da Ficha Limpa, que veta candidatura de quem foi condenado por órgãos colegiados. 

No julgamento, os ministros entenderam que a recomendação do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para liberar o registro de candidatura não tem poder vinculante no Brasil. 

O PT informou que vai recorrer da decisão e divulgou uma nota em que classifica o julgamento como uma “violência contra os direitos de Lula e do povo que quer elegê-lo presidente da República”.


+ Política