Lives religiosas batem recorde na pandemia com ajuda de padres cantores

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de maio de 2020 às 13:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Facebook teve semana com mais transmissões em páginas espirituais. Em Franca, missas também são online

Com igrejas fechadas na quarentena causada pelo coronavírus, disparou o número de pessoas que usam a internet para se conectar com Deus.

Na semana iniciada em 6 de abril, o total no mundo inteiro de espectadores em lives de páginas espirituais no Facebook foi mais que o triplo, se comparado ao mesmo período de março.

Nessa mesma semana, a plataforma de vídeos ao vivo da rede social bateu recorde, com o maior número de transmissões desse tipo desde seu lançamento, em 2016.

Em Franca, missas e encontros antes presenciais, como o terço, acontecem oline. Os dias e horários de cada paróquia da cidade podem ser conferidos pelo site da Diocese de Franca.

“Nos momentos mais críticos, as pessoas acabam, senão pelo amor, pela dor, lembrando de Deus”, diz o padre Reginaldo Manzotti.

Manzotti, que também é cantor, é um dos padres “popstars”, que ajudam a alavancar a audiência de lives religiosas na internet.

A última transmissão dele, feita no YouTube no início de abril, já contabiliza mais de 320 mil visualizações.

Na plataforma de vídeos do Google, desde que a empresa começou a divulgar dados de busca, em 2008, nunca se pesquisou tanto as palavras “missa” e “culto” no Brasil quanto a partir do final de fevereiro de 2020.

Desde o dia em que a Justiça de São Paulo proibiu a realização de missas e cultos no estado, em 20 de março, até o Domingo de Ramos, em 5 de abril, o volume de buscas pela palavra “missa” cresceu 809% no site.

Entre as buscas relacionadas ao tema, estão termos como “missa ao vivo agora” e nomes de religiosos famosos, como o do próprio Manzotti e do padre Fábio de Melo.

Fábio também tem transmitido missas on-line, direto da capela de sua casa, além de publicar conteúdos em vídeo para confortar os fiéis no isolamento.

“As pessoas estão se sentindo desamparadas emocionalmente, socialmente. O confinamento gera dentro de nós uma insegurança. Esse desamparo pede para a gente uma intervenção espiritual”, disse ele.

Para ele, porém, a relação com a fé na pandemia tem que ter responsabilidade.

“Eu tenho uma regra de vida. Acredito em Deus, acredito na proteção dele, mas eu olho para os dois lados da rua antes de atravessar. Eu não dou a Deus a responsabilidade de cuidar daquilo que eu sei que é um cuidado meu.”

Para manter a fé

O padre e cantor Ezequiel Dal Pozzo, outro adepto, das lives em tempos de quarentena, dá outras dicas para manter a fé durante a pandemia.

“Muitas pessoas tem a ideia de que Deus poderia, se quisesse, eliminar o vírus. Essa não é uma línguagem teológica adequada para o nosso tempo”, diz.

“O vírus é uma coisa da natureza, e Deus está lutando conosco para enfrentá-lo e nos ajudar.”

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já se manifestou a favor das medidas de distanciamento social, recomendadas pelas autoridades de saúde para combater o coronavírus. 

A entidade também divulgou orientações para padres e fiéis sobre missas pela internet.

“Nesse tempo de pandemia, a igreja descobre mais ainda a necessidade de comunicar porque o que mantém as pessoas saudáveis é também a comunicação saudável”, avalia Ezequel.

A próxima transmissão ao vivo dele será neste domingo (10), Dia das Mães, mais uma data em que o volume de lives religiosas deve crescer. 

Além de Ezequiel, Manzotti e várias igrejas do país preparam missas online para o dia.

Páginas com conteúdo religioso na internet:

  • Vaticano: Publica mensagens do papa Francisco com tradução para o português e imagens diárias da Praça de São Pedro, sem movimento por causa de medidas de isolamento contra o coronavírus;
  • Padre Reginaldo Manzotti: Ele divulga músicas e homilias em seu canal om mais de 1,6 milhão de inscritos;
  • Padre Fábio de Melo: Religioso faz transmissões ao vivo e publica reflexões, além de vídeos engraçados na internet;
  • Padre Marcelo Rossi: Compartilha canções, orações e missas para 1,4 milhão de seguidores;
  • Padre Ezequiel Dal Pozzo: Publica músicas e faz transmissões ao vivo. A próxima será no domingo (10), Dia das Mães;
  •  Congregação Cristã no Brasil: Realiza missas ao vivo para a comunidade, com opções de transmissões também em Libras e somente em áudio.


+ Religião