Lentilha é opção saudável por ser rica em vitaminas, proteínas, ferro e fibras

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de outubro de 2017 às 09:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre os benefícios da leguminosa estão a ajuda na saúde da tireóide, controle do colesterol e outros

Você gosta de lentilha? Sabia que essa leguminosa é muito nutritiva e saudável? Ela é rica em vitaminas, proteínas, ferro e fibras.

A lentilha tem boa quantidade de carboidratos considerados bons pra saúde, porque são os carboidratos complexos que mantém o nível de glicose bem baixo, não deixando que os carboidratos virem logo gordura. Além disso, possui mais proteína que o feijão. As proteínas ajudam a manter a massa muscular, ajudam na defesa do organismo e ajudam a aumentar o metabolismo.

As lentilhas também têm muita fibra, o que auxilia a diminuir a glicemia e o colesterol. Além disso, a fibra tem o poder de saciar, o que faz com que a pessoa com menos, pois fica satisfeita com menos comida.

O grão também possui micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais. Contém ferro, que ajuda a controlar a anemia, o cobre, que também dá muita energia pras células, o selênio, que ajuda na saúde da tireoide, e um trio muito especial, que é a vitamina B6, o magnésio e o triptofano. Eles ajudam a formar a serotonina, que é um neurotransmissor da calma, do prazer e da saciedade.

Benefícios da Lentilha

  • Anemia: Além de ter uma quantidade extremamente concentrada de ferro, a lentilha fornece também nutrientes como cobre e folatos, que contribuem para aumentar a produção de hemácias no sangue.
  • Prisão de ventre: Graças à grande quantidade de fibras presentes na composição da lentilha, ela acaba estimulando os movimentos peristálticos do intestino.
  • Diabetes: Apesar de apresentar um índice bastante alto de carboidratos, eles liberam muito lentamente as moléculas de glicose no intestino, e por isso acabam não causando uma subida exagerada no nível de açúcar no sangue.
  • Aumento de colesterol: As fibras presentes na lentilha acabam se juntando ao colesterol de outros alimentos e fazendo com que eles sejam eliminados nas fezes, junto com os ácidos biliares que iriam ser a matéria prima para o nosso organismo produzir seu próprio colesterol.
  • Coração: Estudos descobriram que as pessoas que comem legumes de alta fibra como lentilhas têm um risco muito reduzido de doença cardíaca. Os altos níveis de folato e magnésio da lentilhas também percorrer um longo caminho para proteger o coração.

Como Preparar a Lentilha

Deixe de molho por 8 horas em água limpa e filtrada com 2 colheres de sopa de vinagre ou limão.

Em seguida lave bem a lentilha e ferva por alguns minutos. Cuidado para não deixar muito tempo e deixar muito mole.

Você pode preparar da mesma forma do feijão ou fazer salada de lentilha.