Lei Seca do Detran-SP autua motoristas bêbados em Franca e três cidades

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de novembro de 2018 às 18:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Operação realizada entre quinta-feira e domingo fiscalizou, ao todo, 1.216 veículos no feriadão

Quatro cidades paulistas tiveram operações da Lei Seca durante a noite de quinta-feira (15) e a manhã do último domingo (18). No total, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) autuou 76 pessoas e fiscalizou 1.216 veículos durante blitze em Araraquara, Barueri, Franca e São Paulo (zona norte).

Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Seis dos condutores autuados, além das penalidades, também responderão na Justiça por crime de trânsito porque apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou por terem a embriaguez atestada em exame clínico realizado por médico-perito da Polícia Técnico-Científica.

Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.


+ Política