Lavouras no Sul de Minas na região de Franca sofrem com efeitos de estiagem

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de agosto de 2018 às 19:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A chuva esperada para os meses de abril e maio não foi em quantidade suficiente

Segundo reportagem do G1 Sul de Minas, a estiagem dos últimos meses deixou efeitos nas lavouras de café da região. Mesmo com a chuva de volta no mês de agosto, com volumes acima da média, produtores trabalharam com o solo seco.

A chuva esperada para os meses de abril e maio não foi em quantidade suficiente nas principais regiões produtoras de café no Sul de Minas. A condição climática atípica pode interferir na produção de café em 2019. 

Na região, o café já foi colhido em pelo menos 70% das lavouras. No entanto, a preocupação é com a situação da planta. Para o engenheiro agrônomo Rodrigo Paiva, o período seco desde o ano passado acaba prejudicando a produção futura.

A chuva do início de agosto surpreendeu os produtores. Entre as quatro maiores cidades do Sul de Minas, Pouso Alegre teve o maior volume de chuva neste mês até o momento: foram 18,2 milímetros. Em Varginha, o volume foi de 16,1 milímetros. Passos teve 12,6 e Poços de Caldas teve 11,2. A condição climática agora exige cuidado e atenção dos produtores para a próxima safra.


+ Agronegócios