​Lagoa de contenção de água no bairro previne problemas de enchentes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2020 às 16:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Internauta, leitor do Jornal da Franca sugere projeto instalado em novo loteamento para conter enchentes

Um bom exemplo a ser seguido para novos empreendimentos em Franca foi pautado por Reinaldo Reis, internauta leitor do Jornal da Franca. 

Ele trabalha em uma escola próxima ao bairro Jardim Simões, zona oeste de Franca.

E ao lado da escola, onde é cuidador de crianças, Reinaldo enxergou um projeto muito interessante: um novo bairro que está surgindo naquela região (o Piamalim) possui uma lagoa de contenção de água. 

E ao seu redor diversas mudas de árvores foram plantadas para se transformar em uma área de preservação. 

Ao verificar essa situação e analisar os casos de enchentes em Franca, por falta de bacias de contenção, já que surgiram muitos empreendimentos imobiliários, Reinaldo faz uma sugestão ao poder público e órgãos fiscalizadores.

Que adotem esse sistema para garantir o escoamento saudável da água de chuva.

Acontece que, uma vez que realizada a venda de lotes, a questão das águas de chuvas fica mais complicada, pois são canalizadas para os córregos, sempre mais volumosas e frequentes.

Ele explicou: “achei notável a construção desse piscinão no local, com o aproveitamento do plantio de árvores nativas. Esse piscinão fica na rua professor Cláudio Junqueira”, explicou 

Ele ainda questionou porque a Prefeitura não faz esses projetos em todos os loteamentos novos na cidade, pois ajudaria a drenar as águas das chuvas nos bairros. 

Além do mais, seria um fator importante para impedir a descida das águas para as partes mais baixas e, consequentemente, ajudaria a conter as enchentes nos córregos da nossa Franca.

AÇÃO

O empreendimento abordado por Reinaldo pertence a Tegeplan-Cenafer. Trata-se do loteamento Piamalim.

O diretor comercial da empresa, Luciano Mendonça, explicou que, ao apresentar o projeto do empreendimento na Prefeitura, uma das exigências ambientais foi construir essa bacia de contenção com o plantio de 800 mudas de árvores nativas, além de 300 mudas nos lotes.  

A proposta é garantir o verde no empreendimento e reforçar as questões ambientais. 

No caso do chamado “piscinão”, o projeto visa conter a água da chuva em grande volume e suavizar até a chegada ao córrego, logo abaixo .

“Isso reduz enchentes e mantem o nível pluviométrico. Além disso, o loteamento também teve sua rede de galerias interligadas de modo a proporcionar maior escoamento”.


+ Urbanismo