Justiça Federal manda soltar ex-presidente Lula, preso no PR desde 7 de abril

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de julho de 2018 às 12:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ex-presidente foi condenado pela Justiça por corrupção e pode ser impedido de disputar eleição

Em notícia divulgada no início desta tarde pelo G1, o desembargador federal Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, decidiu conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso por condenação no processo do triplex, no âmbito da Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Lula está preso em Curitiba desde abril e o despacho determina a suspensão da execução provisória da pena e a liberdade de Lula. Favreto é plantonista.

“Cumpra-se em regime de URGÊNCIA nesta data mediante apresentação do Alvará de Soltura ou desta ordem a qualquer autoridade policial presente na sede da carceragem da Superintendência da Policia Federal em Curitiba, onde se encontra recluso o paciente”, diz trecho da decisão.

Por outro lado, o jornal O Antagonista, afirma que a soltura de Lula pode não durar muito tempo. O veículo afirma que obteve em primeira mão a informação que o juiz Sergio Moro emitiu despacho à Polícia Federal contra a ordem de soltura de Lula.

Segundo o juiz, o desembargador Rogério Favreto não tem competência para decidir no caso, atropelando o STF e desconsiderando o relator Gebran Neto. A informação ainda não foi confirmada pela imprensa nacional.


+ Política