Justiça determinará perícia nos conflitos entre médicos para benefício do INSS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de junho de 2018 às 21:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Proposta prevê ainda que o benefício só seja concedido após a conclusão da perícia em juízo

A Câmara dos Deputados analisa projeto que permite à Justiça determinar a realização de perícia médica quando houver conflito entre a perícia realizada pelo INSS e por médicos particulares em relação à capacidade laboral do trabalhador (PL 9155/17).

A proposta, do deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), prevê ainda que o benefício só seja concedido após a conclusão da perícia em juízo.

Leonardo Prado

Sessão Extraordinária - dep. Francisco Floriano (PR/RJ)

Floriano: “De nada adianta fazer a reforma da previdência se, paralelamente, não houver ações de combate às fraudes”

De acordo com o parlamentar, o objetivo é reduzir as fraudes contra o INSS, em especial, em relação ao benefício de aposentadoria por invalidez. Floriano explica que muitas vezes pessoas forjam doenças para conseguir a aposentadoria por invalidez. 

“O pior é que, muitas vezes, essas pessoas estão amparadas por laudos médicos particulares que atestam a existência da doença incapacitante. Ocorre que, parte considerável desses laudos é contestada pelos peritos do INSS que alegam que, os mesmos não comprovam a necessidade de afastamento das atividades para o tratamento indicado”, diz o Floriano.

Tramitação
O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

ÍNTEGRA DA PROPOSTA: PL-9155/2017


+ Trabalho