Jovens que ainda não se alistaram no Tiro devem regularizar sua situação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de julho de 2018 às 06:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nestes casos, pode ser que o jovem ainda integre o Tiro de Guerra no ano que vem ou seja dispensado

Os j​ovens que completam ou já completaram 18 anos em 2018 e que ainda não realizaram o alistamento militar precisam regularizar a situação com as Forças Armadas, procurando a Junta Militar de Franca para evitar problemas diversos.

Quem se encaixar nesta situação, deverá comparecer à unidade, munido de documentos pessoais e, em seguida, pagar uma multa de R$ 6,13. Aqueles que não efetuarem o processo poderão sofrer alguns impedimentos.

Segundo o site do governo federal, algumas das consequências de quem não se alistar podem ser: o impedimento da obtenção ou prorrogação da validade de passaportes; restrição para prestação exame ou efetuação de matrícula em qualquer instituição de ensino; proibição de inscrição em concursos para cargos públicos; além da impossibilidade de ingressar como funcionário em qualquer empresa ou instituição.

Nestes casos, pode ser que o jovem ainda integre o Tiro de Guerra no ano que vem, são 100 por ano, ou poderá ser dispensado do serviço por excesso de contingente, onde receberá o CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação – ou Certificado de Reservista.

Jovens que já solicitaram o processo de alistamento podem saber se foram dispensados ou encaminhados para a seleção, através do site www.alistamento.eb.mil.br. Lá é possível acompanhar o processo e saber quais serão as próximas fases.

SERVIÇO

A Junta Militar de Franca está localizada na Rua Frederico Moura, 1516, ao lado da Prefeitura Municipal. O telefone do órgão é o 3723-9333.


+ Cidades