​Jovem escritora ribeirão-pretana cria projeto de incentivo à leitura

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de dezembro de 2016 às 12:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto “Doando Sabedoria” arrecadou 833 livros que serão doados para entidades

Ainda há esperança de um mundo mais justo, mais democrático e com mais cultura! A jovem escritora ribeirão-pretana Rafaela Gonçalves criou em Ribeirão Preto o projeto “Doando Sabedoria”, que propôs a arrecadação pública de livros, em locais estratégicos como Centro Cultural Palace, Cultura Inglesa, CH Faria Ateliê, Academia Wellness e Colégio Einstein.

“O que me levou a desenvolver o projeto foi a vontade de ajudar as pessoas, porque sempre amei ler e sou inconformada com a falta de acesso à leitura das pessoas, tanto pela falta de condição financeira ou porque não têm algo que as desperta”, explica a escritora Rafaela Gonçalves, que completa “tive uma boa influência em casa, meus pais sempre fizeram ações deste tipo, voluntárias”.

Pouco mais de um mês do projeto e já foi possível arrecadar 833 livros, que foram entregues na manhã da última quinta-feira, dia 1º de dezembro, à Secretaria da Cultura, por meio do Instituto do Livro, para doação à entidades filantrópicas. 

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Instituto do Livro, Edwaldo Arantes, e a secretária da Cultura, Dulce Neves; Ewaldo Marçal, diretor do MIS-RP, e Fernando Kaxassa, presidente do Cauim.

Segundo Dulce Neves, secretária da Cultura, esta é o tipo de atitude pró-ativa que Ribeirão Preto precisa na área cultural. “Em tempos de crise, os que se destacam são os que trabalham de forma criativa e com força de vontade para mudar o cenário em que se encontram. Isto é o que podemos ver com esta jovem, que encontrou uma oportunidade para participar da sociedade de forma positiva, provando assim, que realmente a cultura é agente transformador”.

“Uma escritora tão jovem, extremamente preocupada com a difusão do livro, leitura e incentivo aos novos autores e autoras, Rafaela Gonçalves tem plena consciência que o livro é a grande ferramenta de inclusão social, transformação educacional e elemento fundamental na formação da cidadania”,afirma Edwaldo Arantes, presidente do Instituto do Livro.


+ Um Toque a +