Joga fora no lixo

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 21 de junho de 2017 às 20:35
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segunda feira, pós descanso de feriado prolongado, a mente tranquila, mas o corpo demorando um pouco para acelerar, a gente levanta da cama 6h30, toma café, troca a as toalhas de banho, coloca para lavar dá uma geral na casa e resolve que é uma ótima ideia aproveitar o solzinho da manhã para secá-las na varanda de casa. Passado uma meia hora daquele cheirinho de roupa limpa adentrando a casa por conta do ventinho característico de fim de outono, um novo cheiro e um barulhinho de fogo queimando tomam a atenção. Saio na sacada e me deparo com o vizinho queimando uns restos de mato e papel e aproveitando que o vento não estava levando aquele cheiro e queimada para sua casa, e sim para meu prédio.

Eu realmente não consigo entender o porquê das queimadas, principalmente dessas que são propositalmente causadas por pessoas que não conseguem enxergar em sua volta, e que mesmo sendo um fogo que é apagado 20 minutos depois, ou até menos, causa um enorme desconforto e certos danos ao mundo. Poucos cheiros me causam tanta irritação, como o de queimada e o de lixo. Sim, se tem uma profissão a qual eu realmente valorizo é a dos lixeiros. Eles estão constantemente em contato com perigo, pois podem se cortar a qualquer momento e ainda por cima ficam horas e horas atrás daqueles caminhões inalando aquele aroma terrível! Eu realmente não tenho estômago nem para quando ele passa para recolher o aqui de casa, afinal ele vem arrastando todo o cheiro do lixo anterior, que os catadores ainda remexem e grande parte fica pelas ruas, uma profissão digna de reconhecimento e gratidão.

Mas e se o caminhão da coleta do lixo deixasse um aroma de frutas tropicais depois da coleta? Sim, isso já é realidade do outro lado do mundo. Na cidade de Takarazuka no Japão, a partir do mês que vem, além de ganhar estampas alegres e florais os caminhões também vão deixar aroma de frutas no ar. A empresa que desenvolveu essa tecnologia é bastante conhecida por lá, se chama ShinMaywa, ela é especializada em construir borading bridges (aquele túneis que levam as pessoas até os aviões no embarque) e também na fabricação de caminhões de coleta de lixo. Ela detém a patente do sistema que permite coletar e comprimir o lixo dentro do coletor, e o novo modelo tem um dispositivo que libera um spray sobre o lixo, neutralizando o odor fétido e ainda deixando um aroma de frutas por onde passar.

Esse caminhão chega ao mercado por 9 milhões de ienes. Eles esperam que outras prefeituras logo se interessem pela novidade, assim os funcionários poderão trabalhar com mais conforto, porque o odor fétido não impregna somente na roupa e no nariz, mas até mesmo na pele.  A população também agradece, afinal, é impossível não se incomodar com o cheiro a cada vez que o caminhão passa, o que piora muito no calor do verão. O aroma também será vendido em versão spray para o consumidor final, para que as pessoas possam usar em seus lixos domésticos.

Imagino que o cheiro do lixo seja resolvido daqui alguns anos pelas prefeituras de todo o mundo com essa brilhante ideia dos japoneses. Já o cheiro de queimada, precisamos estudar um pouco mais, talvez seja mais a parte da conscientização de não fazer do que evitar o cheiro em si!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero