Jeriquara recebe carreta Mulheres de Peito até este sábado, 07 de março

Moradoras da cidade entre 50 e 69 anos poderão realizar gratuitamente exames de mamografia

Postado em: em Cidades

Moradoras da cidade de Jeriquara, que tenham entre 50 e 69 anos, poderáo realizar gratuitamente até o dia 07 de março, sábado, exames de mamografia pelo programa estadual Mulheres de Peito.

A carreta está oferecendo o atendimento desde a última segunda-feira, 02.

Mulheres de Peito

O programa oferece o exame sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. 

Pacientes fora dessa faixa etária também podem ser atendidas, desde que apresentem solicitação médica que pode ter sido emitida tanto pela rede pública quanto particular.

Prevenção

A detecção precoce do câncer de mama pode salvar vidas, sendo que o autoexame, aquele feito pela própria mulher, é o método mais eficaz de prevenção. 

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. 

O câncer de mama responde, atualmente, por 28% dos casos novos a cada ano.

Relativamente raro antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente acima desta idade, especialmente após os 50 anos. 

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: falta de atividade física, tabagismo, má alimentação, peso corporal acima do indicado, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

Local

​A carreta Mulheres de Peito está estacionada na Praça da Bíblia, em Jeriquara.



Artigos Relacionados