Jejum intermitente pode melhorar a vida de quem problemas cardíacos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de dezembro de 2019 às 13:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem passou por cateterismo têm menores chances de insuficiência cardíaca com jejum intermitente 24h

​Jejum intermitente é uma estratégia que presume que os indivíduos passem determinadas horas sem comer, restringindo a janela alimentar para um determinado período de tempo já pressuposto. 

Há diversas formas de aplicá-lo, cortando uma das refeições do dia, como o café da manhã ou o jantar, supondo que a pessoa passaria 16 horas ingerindo apenas água e itens não calóricos, como chá e café, e oito horas se alimentando equilibradamente. 

O protocolo é seguido por muitos que querem perder peso, uma vez que, com o tempo de alimentação reduzido, supõe-se que uma menor quantidade de calorias seriam ingeridas, favorecendo o déficit calórico. ​​

Porém, quando se fala em benefícios para a saúde, o campo de pesquisa é muito grande e abrange diversos assuntos, incluindo a prevenção de doenças. 

Nesse sentido, um novo estudo do Instituto Healthcare Heart, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, aponta que a realização do jejum intermitente pode aumentar a expectativa de vida de indivíduos com problemas cardíacos, especialmente aqueles que fazem o uso de cateteres.

Foi descoberto que aqueles que realizavam períodos de jejum com determinada regularidade tinham a expectativa de vida maior e chances reduzidas de morrer por insuficiência cardíaca. 

Ainda não se sabe ao certo a explicação para isso, mas os cientistas acreditam que a estratégia faz com que as quantidades de sódio no sangue são reduzidas e há um aumento na quantidade de glóbulos vermelhos. 

Porém, os benefícios não se explicam a todo tipo de jejum intermitente. 

Ao site Daily Mail, o autor principal do estudo e diretor de epidemiologia cardiovascular e genética do instituto, Benjamin Horne, explicou que levam 12 horas sem comer para que alguns mecanismos corporais sejam ativados. 

Dessa forma, é recomendado que os pacientes realizem o jejum de 24 horas, uma vez por mês para proteger à saúde.

Agora, o desafio para os estudioso é investigar os efeitos físicos do protocolo para indivíduos com colesterol alto, bem como sua interferência psicológica no apetite.


+ Saúde